James Webb faz registro incrível de Netuno, seus anéis e luas; veja fotos
O Telescópio Espacial James Webb registrou novas imagens de tirar o fôlego. O alvo da vez foi Netuno, o último planeta do Sistema Solar. Podemos vê-lo em detalhes sem precedentes, incluindo seus anéis e luas.
As imagens foram divulgadas hoje (21), pela Nasa e a Esa (Agência Espacial Europeia), parceiras no projeto do telescópio. Recentemente, ele também registrou Júpiter e Marte de maneira impressionante.
Netuno aparece com a maior nitidez já vista. Compare abaixo com os registros do Telescópio Hubble, em 2021, e da sonda Voyager 2, em 1989:
Na luz visível, a mesma que enxergamos com nossos olhos, o planeta é azulado. Nos registros do James Webb, porém, ele ganhou um aspecto etéreo e brilhante, pois foi observado, pela primeira vez, em comprimentos infravermelhos de luz, pelos potentes instrumentos do telescópio.
Assim, foram revelados detalhes até então invisíveis, como sua atmosfera, as faixas claras de poeira e a totalidade de seus anéis — como os de Saturno, mas muito tênues, que haviam sido observados apenas na década de 1980, quando a Voyager 2 sobrevoou o planeta.
"Faz mais de 30 anos desde quando vimos pela última vez estes anéis fracos de poeira; e esta é a primeira vez que os observamos na luz infravermelha", disse Heidi Hammel, cientista interdisciplinar do Webb.
Também podemos ver sete das 14 luas conhecidas do planeta: Tritão (a maior e mais afastada delas), Galateia, Náiade, Talassa, Despina, Proteu e Larissa.
Tritão, onde há muito nitrogênio condensado, reflete cerca de 70% da luz solar que o atinge. Por isso, o satélite natural parece tão brilhante quanto uma estrela.
As imagens foram capturadas pelo principal instrumento do telescópio, a NIRCam (Near-Infrared Camera ou câmera de infravermelho próximo), que opera em comprimentos de onda de 0,6 a 5 mícrons. Ela é capaz de atravessar o metano gasoso do planeta, que absorve a luz vermelha, dando a aparência azul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.