Topo

Meteorito com água 'alienígena' é encontrado no Reino Unido, diz cientista

Um pedaço do meteorito que caiu no Reino Unido e pousou próximo à fachada de uma casa em Wichcombe - Divulgação/Museu de História Natural de Londres
Um pedaço do meteorito que caiu no Reino Unido e pousou próximo à fachada de uma casa em Wichcombe Imagem: Divulgação/Museu de História Natural de Londres

Colaboração para o UOL, de Recife

22/09/2022 04h00Atualizada em 25/09/2022 10h26

Cientistas descobriram que o meteorito que caiu numa área residencial da cidade de Wichcombe, na Inglaterra, contém água. Essa é a primeira vez na história que cientistas encontram água vinda de outro planeta.

O meteorito, que caiu na Inglaterra em fevereiro, é o primeiro condrito carbonáceo conhecido encontrado no Reino Unido, além de ser o primeiro recuperado em todo o país num período de 30 anos. Acredita-se que ele tenha se formado cerca de 4,6 bilhões de anos, e que levou cerca de 300 mil anos para chegar à Terra.

A descoberta possibilitará a realização de novas pesquisas que podem fornecer informações valiosas sobre o surgimento da água na Terra, visto que a origem do líquido em nosso planeta ainda levanta debates entre cientistas e uma das hipóteses é que a água tenha chegado aqui por cometas e asteroides que a trouxeram.

O fragmento de rocha espacial foi recolhido 12 horas após sua queda — tornando a amostra pura, impedindo contaminações — e possui água em 12% de sua composição.

Segundo o investigador do grupo de materiais planetários do Museu de História Natural, Ashley King, "É uma prova muito boa de que os asteroides deram uma contribuição muito importante para os oceanos da Terra".

Em entrevista ao Sky News, King também declarou que "uma das grandes questões que temos nas ciências planetárias é de onde veio a água na Terra" e pensa-se que "um dos lugares óbvios é através de cometas que têm cargas e cargas de gelo ou asteroides".

A amostra de Winchcombe pode não trazer respostas definitivas, mas ajuda a compreender quanta água pode ter sido carregada por meteoritos que colidiram com à Terra no passado.

Outras descobertas recentes apontam que além de água, é possível que fragmentos vindos do espaço também tenham trazido adenina, citosina, guanina, timina e uracila, nucleobases que formam o DNA e RNA dos seres vivos do nosso planeta.