Topo

TikTok

Tudo sobre a rede social chinesa de vídeos curtos verticais


'Frango com NyQuil': entenda os riscos da nova (e absurda) trend no TikTok

"Desafio do Frango com NyQuil", xarope para tosse, que viralizou no TikTok - Reprodução/TikTok
"Desafio do Frango com NyQuil", xarope para tosse, que viralizou no TikTok Imagem: Reprodução/TikTok

Nathalia Lino

Colaboração para Tilt

23/09/2022 14h48

O que você usa para temperar o frango? Sal, pimenta, talvez algumas ervas? No TikTok, a nova trend é usar xarope para tosse.

O "NyQuil Chicken Challenge" consiste em banhar o frango numa panela fervente de NyQuil, tradicional remédio que pode ser adquirido em qualquer farmácia. Ele costuma causar sono, o que garantiu o apelido de "frango sonolento" à receita.

E, claro, depois o desafio exige comer a "iguaria" - para desespero da FDA, o órgão público que regula drogas e alimentos nos EUA. A agência emitiu uma nota alertando que até mesmo a inalação dos vapores do xarope fervido podem fazer mal.

"A fervura de um medicamento pode torná-lo muito mais concentrado e alterar suas propriedades de outras maneiras", explicou a agência. "Também pode machucar seus pulmões. Simplificando: alguém pode tomar uma quantidade perigosamente alta de remédios para tosse e resfriado sem nem perceber.".

De acordo com o jornal New York Post, o medicamento concentra altas doses de acetaminofeno, dextrometorfano HBr e succinato de doxilamina, que,em grandes quantidades, podem causar convulsões, fortes tonturas, problemas no fígado, problemas respiratórios e até mesmo a morte.

Desafios no TikTok já causaram mortes

A primeira menção da receita surgiu no fórum 4chan e foi levada ao TikTok ocorreu no início de 2022. Obviamente, a nojeira viralizou, mas apenas com ooutras pessoas reagindo ao vídeo original. Mas, ao longo do ano, começou a ganhar força o "desafio" de reproduzir o prato.

Não é a primeira vez que algum viral do TikTok coloca a saúde dos usuários em risco - e sequer é o primeiro com remédio. O "Desafio Benadryl", estimulava as pessoas a tomarem altas doses de um medicamento para alergia contendo difenidramina. O objetivo era induzir a alucinações, segundo o FDA.

O "Desafio do Apagão" chegou a causar a morte de crianças e adolescentes - dois pais chegaram a processar o TikTok. A ideia era prender a respiração o máximo possível, até ficar inconsciente e desmaiar. A prática, além da perda de consciência, pode gerar convulsões e traumatismo craniano, dependendo da força da queda.

Há também riscos para as pessoas que sequer estão na rede social. No "Desafio do Arrasto" ("Lug Challenge"), motoristas tem que dirigir com os parafusos das rodas soltos, o que pode causar acidentes graves. No estado de Massachusetts, uma pessoa morreu após, claro, a roda se soltar e ele perder o controle do veículo.

Por fim, houve o "Desafio da Caixa de Leite", em que era preciso construir escadas improvisadas utilizando engradados para o transporte de leite. Quase sempre os participantes acabam caindo - o que pode render algumas risadas. Mas, dependendo da altura, havia o risco de luxações, fraturas e traumatismos.