Internautas reclamam de instabilidade no e-Título; TSE nega
A pouco menos de 72h das Eleições 2022, alguns eleitores têm relatado dificuldades para utilizar o e-Título, aplicativo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que fornece a via digital do título de eleitor.
Desenvolvido pelo próprio órgão, o programa serve como substituto do documento físico. Outras funções, como emissão do comprovante de voto, certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, também podem ser consultadas pelo app.
Entre os relatos estão problemas de acesso e processamento de informações. Em nota, o TSE informou a Tilt que conversou com a área técnica e o e-Título não passa por nenhuma instabilidade.
"Temos milhões de pessoas acessando o serviço diariamente. A maior parte dos problemas estão relacionados ao smartphone utilizado, ou falta de conexão com a internet, ou erro no preenchimento dos dados", disse o órgão.
O que os internautas dizem
Nas resenhas do Google Play Store, loja de aplicativos da empresa, é possível ver algumas reclamações.
"Acabo de reinstalar o app e o mesmo, não abre. Chega na tela, onde há o botão "Próximo", ele avança, mas ao chegar na segunda tela, não avança. Inclusive, o botão me parece um pouco mais translúcido", afirmou o usuário Adilson Santos, na área de download do e-Título, nesta semana.
"Só deixo aqui registrado que o app apresenta algum tipo de problema e se a função dele, seria de facilitar a vida do eleitor, não está atingindo o intento", completou.
Em outra avaliação, da semana passada, uma usuária chamada Júlia de Paula afirmou: "O aplicativo funcionava perfeitamente até a semana passada, então apareceu uma mensagem de login expirado e, desde então não consigo entrar mais, pois ao informar os dados pessoais e tentar avançar, diz que não é possível processar as informações e pede para tentar depois."
Ela acrescentou que tentativas de acesso foram feitas em horários variados, incluindo a madrugada. "Sempre o mesmo resultado [que impede o login]."
Nas redes sociais, outros eleitores fizeram reclamações recentes:
Documento não é obrigatório para votar
O e-Título estará disponível para download até este sábado (1º). No dia das eleições, estará temporariamente inacessível para baixar "para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora", diz o TSE em seu site.
Cerca de 30 milhões de eleitores no Brasil e exterior já ativaram o aplicativo nos últimos dias, acrescenta o órgão.
Vale ressaltar que o seu uso não é obrigatório. Sendo assim, os eleitores poderão votar apresentando um documento oficial com foto ou o próprio título de eleitor físico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.