Review Animo: a 'smartband para cães' me fez entender melhor meu cachorro
Esse cachorro aí de cima, esse lindo vira-lata com jeitinho de labrador, é o Brabo, e me adotou três anos atrás, ao invadir minha casa no bairro Carvoeira, em Florianópolis (SC). De início, não queria ficar com ele (já viu o preço de uma ração boa?) Mas a persistência e os olhinhos tristes de cachorro de rua me ganharam.
Decidi, então, voltar a ser pai de pet. De lá pra cá, o cachorro já me fez entender muito bem seu carinho — afinal, me acompanhou em três mudanças e vem me receber na porta de casa todo dia. Eu é que, nem sempre, entendo ele.
E a internet não ajuda muito nisso. Cada canto da rede vai ter um especialista dizendo que o cachorro precisa passear quatro vezes ao dia, ou apenas uma. Ou dizendo que ele precisa comer até cansar, ou que as medidas de ração precisam ser dosadas.
É aí que entra o Animo Smart Monitor, um monitor de saúde para cachorros. A "smartband para doguinhos" chegou com a promessa de levantar mais dados e, assim, entender o que ele precisa, já que infelizmente, ele não fala.
Brinde de pet shop?
O sensor da Animo lembra muito uma AirTag da Apple: 33 mm de diâmetro, 22 g de peso. No meu cachorro de quase 20 kg, isso não atrapalhou nada, e pelo visto, não atrapalharia pets menores também.
Tal qual uma smartband de verdade, o sensor também possui resistência à água IP64, o que é bom para doguinhos fãs de banhos de lama ou de pulos em piscinas ou chafarizes.
A única parte que talvez não agrade gregos e troianos é a ausência de outras cores. O Animo só vem em um modelo: uma mistura de branco, cinza e um logotipo verde-água. É bem discreto (parece mais um brinde de petshop do que um sensor de atividades). Mas se você gosta de enfeitar o cachorro com lenços e roupinhas, pode destoar um pouco.
Particularmente não é minha cor favorita, mas no Brabo, acho que não ficou tão ruim, né?
Instalando na coleira
O monitor vem com quatro peças: a bateria (uma célula de lítio); três tamanhos de borracha para prender a tag à coleira; um anel de metal, para manter a borracha no lugar; e o sensor em si, que tem que ficar posicionado no ângulo e local correto para dados mais precisos.
Montar e desmontar o Animo não é um grande estresse, mas mesmo no caso de dúvidas, o manual impresso explica bem como fazer.
Melhor ainda, o procedimento foi pensado para não ser realizado muitas vezes: a célula de lítio fornece bateria de seis meses para o sensor. Uma vez ligado, é só parear o app (que é super leve).
O processo todo levou dez minutos. A maior parte do tempo foi instalar o sensor enquanto a coleira estava no Brabo. Ele não é muito comportado nessas horas, e acha que é momento de bagunça.
Quantas horas por dia meu cão se coça?
Uma vez ligando e pareando o Animo, é aí que a diversão começa. Após registrar sua conta, você cria o perfil do seu cachorro com base em idade, peso e raça.
Este último aspecto, aliás é bem interessante. Ele permite selecionar até três raças diferentes de cães, caso você tenha uma ideia de quem são os pais do seu pet. E fãs de vira-latas como eu podem ficar tranquilos — eles estão reconhecidos sob a sigla SRD (Sem Raça Definida).
A seleção não serve só para você se gabar do pedigree do seu pet. Ela é o ponto de partida para avaliar dados iniciais: quantas calorias queimou ao longo do dia, tempo de atividade e qualidade do sono.
É bem possível que o primeiro dia surpreenda um pouco. Os dados iniciais não terão avaliações mais profundas — e serviu para mostrar que Brabo, esse belíssimo exemplar de vira-lata, por exemplo, queimava mil calorias mesmo dormindo 10h por dia. A informação, embora chocante, não me diz muito o que fazer com ele.
É só depois dos primeiros 15 dias que a mágica acontece. A Inteligência Artificial do Animo precisa de duas semanas para "estudar" os padrões do cãozinho. E a partir daí, exibe métricas mais específicas, como meta de atividade física, tempo que passou latindo ou se coçando.
É possível ver um gráfico do dia, semana e mês, para verificar os períodos de maior atividade, de descanso, de coceira ou de latido, por exemplo.
E como isso me aproximou do cachorro?
O monitor me deixou muito mais tranquilo — o que faltava para Brabo não era negligência minha, apenas pequenos ajustes.
A queima calórica, por exemplo, estava 200 pontos abaixo da meta sugerida. Algo que ele atingiu fácil com cinco a dez minutos a mais de passeio, ou brincando com outros amigos.
Separado das calorias, o indicador de tempo de atividades também precisava de poucos ajustes. Deixar o Brabo cheirar mais durante o passeio, correr atrás de pombos, brincar mais com o gato ou com brinquedos já eram suficientes.
O pontuador de sono levantou algumas dúvidas. Segundo a assessoria da Sure PetCare, fabricante do Animo, o cálculo se baseia "na continuidade e duração dos períodos de descanso durante as horas de sono que definiu para o seu pet."
E aqui o tamanho da simbiose foi uma surpresa. Se eu demorei para dormir, Brabo madrugou comigo também. Se minha noite foi agitada, a dele também foi. E se eu deitei mais cedo, lá foi ele para seu cantinho. Não é à toa, dormir mais cedo melhorou a nota de sono dele — e a minha.
No fim, o Animo foi uma surpresa agradável. Passei a entender melhor alguns comportamentos do meu cachorro. E fiquei mais tranquilo ao descobrir que nem todo ajuste envolve grandes mudanças.
Vale a pena?
O preço do produto é, sem dúvida, salgado. Importado direto da Inglaterra, ele chega ao Brasil por R$ 649 em lojas especializadas. É caro, mas esperado, já que o segmento de pets costuma ter valores altos.
Para dizer se vale a pena ou não, primeiro é bom medir suas expectativas.
O Animo não me tornou um especialista em comportamento canino. O que o monitor de atividades faz é dar mais dados para entender melhor os hábitos do cachorro. E isso não vai vir de bandeja: você vai ter que observar e entender o seu.
Se meu cachorro tem o hábito de carregar minhas pantufas ou meias enquanto estou fora, não necessariamente isso significa ansiedade. O monitor mostrou, por exemplo, que a maior parte do período ele passa em repouso. A agitação, ele reserva para quando eu volto.
Isso foi especialmente útil quando precisei deixar o Brabo hospedado durante uma viagem. Na volta, o monitor apontou o quanto ele latiu, se coçou e brincou, o que serviu como evidência extra de que estava sendo bem tratado.
Se você acha que já se entende bem com o seu cachorro, talvez você não precise deste reforço. Agora, estes dados aliviaram um pouco minha consciência. Se essas informações aliviariam as suas, vale a pena pensar no produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.