Topo

Instagram usa IA no Brasil para verificar idade (e detectar mentira)

Getty Images
Imagem: Getty Images

Aurélio Araújo

Colaboração com Tilt, de São Paulo

14/10/2022 11h54

O Instagram passou a liberar para os seus frequentadores brasileiros seu programa de verificação de idade com base em inteligência artificial. A ideia, em fase de testes, é confirmar se uma pessoa que diz ter 18 anos ou mais na rede social está falando a verdade.

Atualmente, colocar sua data de nascimento na rede é obrigatório. Segundo a plataforma, a verificação ocorre quando alguém cuja idade é abaixo de 18 anos tenta editar essa data para ser registrado como maior.

Até então, para fazer esse tipo de verificação no Instagram, a rede social fazia uma confirmação pessoal, de uma pessoa de cada vez, por meio de documentos que deveriam ser apresentados. Entre os documentos aceitos, estão a certidão de nascimento, a carteira de habilitação, o passaporte e o título de eleitor.

Já com o novo sistema, a ideia é que a verificação seja feita de forma automatizada e por meio de IA.

"A IA nos ajuda a impedir que adolescentes acessem o Facebook Dating [plataforma de encontros], adultos enviem mensagens para adolescentes e ajuda adolescentes a receber conteúdo de anúncio restrito, por exemplo", explica o Instagram em seu comunicado.

Como funciona

Para isso, a pessoa precisa fazer um upload de um vídeo de selfie (ou seja, filmando o próprio rosto). Isso deve ser feito seguindo as instruções da rede, e o vídeo produzido é encaminhado então para a Yoti, empresa britânica especializada em confirmação de identidade.

Com o uso de tecnologia, consegue-se verificar se o vídeo retrata alguém acima de 18 ou não.

Segundo o Instagram e a Yoti, os dados fornecidos são deletados na sequência.

O programa de verificação de idade do Instagram começou a ser testado nos Estados Unidos esse ano, após críticas de ativistas de segurança online. Eles diziam que a rede social não estava fazendo o suficiente para impedir que menores de 13 anos usassem a plataforma e que adolescentes vissem conteúdo inadequado enquanto usam o app.

Além do Brasil, a Índia também está recebendo a novidade. De acordo com dados do site de tecnologia norte-americano TechCrunch, os dois países somados têm 400 milhões de pessoas que utilizam o Instagram.

E, segundo a rede social, esse programa de verificação de idade chegará também à União Europeia e ao Reino Unido até o final do ano.

Fim dos "atestados sociais"

Quando iniciou os testes do programa, o Instagram disponibilizou também uma outra maneira de verificar a idade dos seus frequentadores: o "social vouching", que seria uma espécie de "atestado social".

Por meio da ferramenta, era possível provar à rede social que você tinha mais do que 18 anos sem apresentação de documentos, mas pedindo confirmação de outros frequentadores do Instagram acima dessa idade.

Não se sabe a razão para que os "atestados sociais" chegassem ao fim, mas é possível que muita gente estivesse mentindo para ajudar menores e, portanto, tornando essa maneira de verificação inútil.

Desde o fim do ano passado, o Instagram passou a obrigar que todos colocassem sua data de nascimento na rede social, além de tornar privadas as contas de pessoas abaixo de 16 anos, evitando assim as críticas de que estava expondo menores a conteúdo inadequado.

Também por isso, a plataforma bloqueia mensagens privadas enviadas por adultos desconhecidos a adolescentes e impede que anúncios sejam feitos com base em interesses pessoais de frequentadores menores de idade.