Topo

'L' de Lula ou 'J' de Jair: como inverter selfie para letra sair correta

Lula e Bolsonaro no debate UOL - UOL
Lula e Bolsonaro no debate UOL Imagem: UOL

Colaboração para Tilt, do Recife

24/10/2022 04h00

Se as cores vermelha e verde/amarela acabam diferenciando o espectro político do eleitor brasileiro as Eleições 2022 (e são utilizadas exaustivamente para simbolizar o acirramento entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro), o mesmo não se pode dizer de outros símbolos, como os dedos das mãos.

Por três motivos principais: o "L", virado ao contrário, se assemelha ao "J" e vice-versa; às vezes, a câmera do celular inverte a imagem automaticamente, especialmente em selfies; quando várias pessoas aparecem na foto, cada uma usando uma mão diferente, é possível que a mensagem passada tenha o efeito contrário de apoio ao candidato de preferência.

Nas redes sociais, alguns internautas perceberam que famosos, ao declararem apoio a Lula, por exemplo, publicaram suas fotos com o "L" invertido. O que não tem passado batido também pelos apoiadores de Bolsonaro, que estão aproveitando para atrair a atenção dos simpatizantes do seu candidato.

Do outro lado, a imagem do candidato Bolsonaro com os dedos no formato que lembravam um "L" também virou até motivo de piada nas redes sociais. A cena foi retirada de um dos momentos do debate presidencial transmitido pela TV Globo. Para quem assistia de casa, o gesto feito por ele também lembrou a letra.

(Lula também não passou imune aos memes. Uma imagem dele fazendo o número dois com as mãos também repercutiu como piada sobre ele apoiar o candidato Bolsonaro).

Como evitar que a letra saia investida

Pela lógica da fotografia, siga os passos abaixo quando usar câmera principal:

  • Quando quiser fazer o "L", use a mão direita.
  • Quando quiser fazer o "J" use a mão esquerda.

Já para selfies, é o contrário:

  • Use a mão esquerda para fazer o "L".
  • Use a mão direita para fazer o "J".

Essa estratégia vale para cliques sozinho ou em grupo. Mas se for a segunda opção, todos precisam usar a mesma mão — caso sigam a mesma convicção política, claro.

Aqui vale frisar: alguns softwares — como no iPhone, por exemplo — podem fazer a inversão automática das fotos e dar o efeito imagético indesejado. Na dúvida, confira sempre antes de publicar.

Como inverter as fotos no celular

Caso a pose esteja ao contrário de suas convicções políticas, dá para corrigir no próprio celular antes de ir para o feed ou para os stories.

Para isso, é possível utilizar algum aplicativo de edição de fotos que ofereça a função "inverter imagens" — em alguns apps, essa função está embutida em "girar".

No iPhone, para tirar uma selfie que captura a foto conforme vista na moldura da câmera frontal, utilize as seguintes configurações:

  1. Ajustes
  2. Câmera
  3. Ative "Espelhar Câmera Frontal" (no iPhone XS, iPhone XR e posteriores) ou "Espelhar Fotos Frontais" (iPhone X e anteriores).