Nasa capta 'sorriso' do Sol em imagem impressionante feita por telescópio
Um Sol "sorridente" foi capturado em imagem feita pela Nasa, a agência espacial norte-americana, em imagem divulgada nesta semana.
Nela, é possível ver duas manchas escuras circulares lado a lado acima e uma outra mancha escura num formato de meia-lua abaixo, lembrando dois olhos e uma boca sorrindo num rosto humano.
A fotografia foi feita nesta quarta-feira (26) por uma sonda chamada Solar Dynamic Observatory (Observatório das Dinâmicas Solares, em tradução livre), enviada ao espaço pela Nasa em 2010 para coletar informações sobre o astro-rei.
O rosto, claro, é mais um caso de pareidolia — fenômeno quando enxergamos rostos em objetos. Mas isso não impediu que o perfil da agência espacial brincasse no Twitter, soltando um "Diga xis!" ao divulgar a imagem.
Por que o Sol está 'sorrindo'?
A explicação científica para o fenômeno veio no mesmo tweet. De acordo com a Nasa, essas manchas escuras são, na verdade, buracos coronais, regiões temporárias de plasma relativamente frio e menos denso.
Funciona assim: o Sol lança continuamente matéria de sua superfície para o espaço afora, num fluxo conhecido como "vento solar". Nos buracos coronais, o vento solar escapa para o espaço numa velocidade muito mais rápida: se a média de velocidade de desprendimento desse vento a partir do Sol é de 400 km/s, num buraco coronal ela pode chegar a 800 km/s.
Mas a internet não perdoa. Houve quem comparasse o "sorriso" do Sol ao homem de marshmallow do filme "Os Caça-Fantasmas":
Ou, então, quem achasse que o Sol está celebrando o Halloween, já que ficou parecendo uma grande abóbora:
Mas um Sol sorridente de verdade foi mostrado em primeira mão mesmo no programa infantil "Os Teletubbies":
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.