Conta suspensa e perda de seguidores: Instagram enfrenta instabilidade hoje
O Instagram passa por instabilidade nesta segunda-feira (31). Os principais problemas relatados pelos usuários são relacionados a notificação de conta suspensa, que é exibida assim que a pessoa abre o app, ou perda de seguidores.
As reclamações viraram um dos assuntos mais falados no Twitter. A #Instagramdown (Instagram fora do ar, em tradução direta) soma mais de 126 mil publicações na plataforma.
"Sabemos que algumas pessoas, em diferentes partes do mundo, estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente", informou um porta-voz da Meta (empresa controladora do Instagram, Facebook e do WhatsApp) em comunicado. A companhia também postou este mesmo aviso, em inglês, na conta oficial da plataforma de imagens e vídeos.
Apesar de reconhecer que passa por um problema, o Instagram ainda não deu detalhes sobre as falhas reportadas ou o número de pessoas afetadas.
O que talvez mais chame a atenção é o aviso de conta suspensa para alguns usuários. Há relatos de pessoas que não postam há dias, mas que começaram a receber esta notificação.
Vale ressaltar que o aviso de conta suspensa aparece quando alguém posta algum tipo de conteúdo que vai contra os termos da comunidade ou os termos de uso — como nudez, terrorismo, discurso de ódio e bullying.
Sobre a redução de seguidores, parece ser um problema que afeta várias pessoas também.
O site The Verge aponta, por exemplo, que o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo perdeu 3 milhões de seguidores de ontem para hoje. O próprio perfil oficial do Instagram na plataforma perdeu um milhão de seguidores.
No Twitter, a cantora Luedji Luna relatou que perdeu 6 mil seguidores da noite para o dia.
O problema de redução de seguidores não parece ser algo exclusivo de pessoas famosas. Há reclamações semelhantes no Twitter de anônimos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.