Veja o Sol virar um 'anel de fogo' no eclipse que a Nasa filmou do espaço
O eclipse solar do último dia 25 de outubro não foi visível do Brasil, mas rendeu belas imagens pelo mundo todo. Do espaço, a vista foi ainda mais incrível: dá para ver o Sol virar um "anel de fogo", enquanto a Lua passa na sua frente.
O satélite Hinode, um observatório solar da Nasa e da Jaxa (agência espacial do Japão), registrou o momento. Conforme orbitava a Terra, ele captou três vistas do eclipse, com seus diferentes instrumentos, ao longo de cerca de três horas.
Visto através do telescópio de raios-X do Hinode, a Lua parece completamente preta, enquanto o Sol brilha bem vermelho no fundo.
A Nasa divulgou um vídeo impressionante:
Diferente do nosso ponto de vista, em que algumas partes do mundo viram um eclipse parcial, a posição privilegiada do satélite permitiu que ele presenciasse um chamado eclipse anular — quando a Lua cobre o centro do sol, deixando passar apenas um fino brilho ao redor de suas bordas, gerando o anel de fogo.
Da Terra, de tempos em tempos, também vemos um eclipse assim. O próximo não vai demorar muito: acontece em 13 de outubro de 2023, e será visível em partes da América do Norte, Central e do Sul — inclusive no Brasil.
O satélite Hinode foi lançado do Japão, em setembro de 2006. Sua principal missão é estudar o campo magnético do Sol, para entender os mecanismos que geram grandes erupções solares, como "flares" (explosões) e ejeções de massa coronal (CMEs).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.