Lua de Sangue: veja como acompanhar o eclipse lunar desta madrugada
Um eclipse do Sol — o último aconteceu no dia 25 de outubro, mas não foi visível do Brasil — é sempre seguido por um da Lua, cerca de duas semanas depois. Pois bem, ele acontece na madrugada entre hoje (7) e terça-feira.
Será um eclipse lunar total, o que significa que a Lua, na fase cheia, será completamente encoberta pela sombra da própria Terra. Mas isso não quer dizer que ela ficará apagada.
Com a luz do Sol indireta e filtrada por nossa atmosfera, nosso satélite ganhará um belo brilho vermelho — por isso, recebe o nome popular de "Lua de Sangue".
O fenômeno poderá ser visto na América do Norte, na Ásia, na Oceania e na América do Sul, inclusive do Brasil. Em nosso país, porém, será bem sutil, recebendo o nome eclipse penumbral — veremos apenas a Lua levemente escurecida.
Quanto mais a oeste (parte da região Norte e Centro-Oeste), mais perceptível. Assim, os estados do Acre e Amapá são favorecidos.
Quem quiser observar, precisará acordar bem cedo: no Brasil, o eclipse acontece quando a Lua estiver se pondo, pouco antes do amanhecer, entre 5h e 5h15 da manhã do dia 8.
Basta encontrá-la a oeste (mesma direção onde o Sol se põe), próxima do horizonte.
Lembrando que, ao contrário dos eclipses solares, os lunares são completamente seguros de se ver, a olho nu, sem necessidade de proteção para os olhos e câmeras. Um par de binóculos pode tornar a imagem mais interessante ampliando os detalhes da superfície da Lua.
Acompanhe online
Outra opção é acompanhar o eclipse pela internet, em alguma das diversas transmissões de observatório pelo mundo, que prometem vistas incríveis da Lua de Sangue.
5h30 - Observatório Nacional
6h - Time and Date
6h30 - The Virtual Telescope
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.