Topo

Este fone promete melhorar a clareza dos diálogos na TV - e funciona mesmo

Fone de ouvido TV Clear, da Sennheiser: ótimo para quem tem dificuldade em captar diálogo na TV - Divulgação/Sennheiser
Fone de ouvido TV Clear, da Sennheiser: ótimo para quem tem dificuldade em captar diálogo na TV Imagem: Divulgação/Sennheiser

Victor Bianchin

Colaboração para Tilt

10/11/2022 04h00

A Sennheiser fabrica alguns dos fones de ouvido mais sofisticados do mundo - o Momentum Wireless 3 foi um dos grandes campeões do Tilt Lab Day, em agosto. E agora ela aplicou seu conhecimento em uma parceria com a Phonak, especializada em aparelhos auditivos, para criar um fone voltado para quem tem problemas de audição: o TV Clear Set.

É uma excelente iniciativa de inclusão, mas que vai muito além desse mercado. É um produto que também pode agradar o público geral. Ele permite ressaltar as vozes humanas no que você está assistindo, deixando os diálogos mais claros e compreensíveis, mas sem distorcer todo o restante do áudio - trilha sonora, barulho ambiente, etc.

Será que é o fim do "o que foi que ele disse mesmo?"

Setup: precisa mesmo do transmissor?

Assim como outros fones de ouvido intra-auriculares, você pode usar o Bluetooth para sincronizar o TV Clear com o celular ou com a própria TV. Mas há também outra opção de conexão, por meio de um transmissor que acompanha o produto. Você pode ligá-lo à TV diretamente por cabo óptico ou P2 (ambos também inclusos).

Fone de ouvido TV Clear Set Sennheiser  - Victor Bianchin/UOL - Victor Bianchin/UOL
Fone de ouvido TV Clear Set Sennheiser
Imagem: Victor Bianchin/UOL

Para ser honesto, achei esse setup trabalhoso demais para algo tão simples como um fone de ouvido. Hoje em dia, nossas TVs já ficam rodeadas de gadgets suficientes, como videogames, Rokus, Claro Boxes e afins. Não vi vantagem em ter que instalar mais uma coisa na prateleira.

Ele é mais vantajoso para quem já tem outros produtos da Phonak. Usando uma tecnologia própria chamada AirStream, o transmissor é capaz de repassar o mesmo conteúdo para vários aparelhos da marca simultaneamente.

E ele também dispensa o app de celular necessário para ajustar a clareza das vozes humana. Mas não vi problema em utilizá-lo - o aplicativo é ótimo. Em vez de tentar maquiar a importância dos fones com menus e recursos desnecessários, ele vai direto ao ponto, com instruções bastante claras.

Fone de ouvido TV Clear Set Sennheiser - caixinha carregadora - Victor Bianchin/UOL - Victor Bianchin/UOL
A caixinha para guardar funciona como uma bateria extra
Imagem: Victor Bianchin/UOL

Dragões no meu ouvido

Para a minha primeira avaliação, escolhi a maior pedrada do domingo: um episódio da série House of the Dragon, na HBO.

Os dragões da família Targaryen concorreram com a barulheira da hora do rush no meu bairro: abri a janela da sala toda, para testar o isolamento acústico do TV Clear. E deu certo: não escutei nenhum ônibus, motocicleta ou buzina.

Já os sons de Westeros vieram com perfeita imersão. Pude ouvir o barulho do vento viajando de um fone para o outro, o bater das asas dos dragões, chuvas, passos, tudo com qualidade cristalina. As cenas com música ficam impecáveis.

Entretanto, vale ressaltar que este é um aparelho para pessoas comuns, não para audiófilos, como tantos outros da Sennheiser. Um fã mais rígido poderia se ressentir da falta de um surround mais complexo, por exemplo, ou de uma grande acentuação dos graves.

Fala que eu te escuto

Fone de ouvido TV Clear Set Sennheiser - app e Clareza de Fala - Victor Bianchin/UOL - Victor Bianchin/UOL
Os cinco níveis de Clareza da Fala
Imagem: Victor Bianchin/UOL

Mas e o tal ajuste da fala dos personagens, indicado especialmente para quem tem problemas de audição? Testei não apenas em House of the Dragon, mas também em séries como Seinfeld e Big Mouth.

Há cinco níveis: no primeiro, as vozes ficam abafadas e a sensação é incômoda, como se houvesse algo errado com a mixagem de som; no segundo, a experiência já fica aceitável; o terceiro, eu diria que é o nível "normal".

O quarto e o quinto é que manipulam o áudio de modo a exacerbar o volume das falas. Realmente, notei uma clareza bem grande e quase nenhuma distorção perceptível nas cenas com músicas e efeitos. E acho que, para alguém que tenha problemas auditivos, esse recurso realmente pode fazer toda a diferença.

Música ok, futebol... não

O TV Clear também funcionou bem com música, mas não é nada que vá mudar sua vida. O áudio fica cristalino, porém carece de profundidade. Em músicas mais quietas, como as de Billie Eilish e Adele, a sensação é que o som fica meio achatado, sem dimensão. Longe de ser ruim, mas, pelo preço do produto (R$ 3.101 no site oficial), eu esperava mais.

A única experiência realmente negativa foi assistindo a uma partida de futebol. Desisti pouco após a metade do primeiro tempo: o TV Clear parecia ficar confuso entre priorizar a narração ou a batucada da torcida no fundo, criando alguns soluços esporádicos. Mas, particularmente, não conheço nenhum fã de esportes que goste de ver jogos pela TV usando fone, então acho que isso não é nenhum prejuízo.

Outro ponto negativo é a sensibilidade dos fones para ativar algum comando via dois toques. Comigo, quase nunca funcionou. Pode ser uma questão de costume, mas, no final, achei mais cômodo dar os comandos pelo app no celular mesmo.

Meu veredito: o TV Clear é confortável e reproduz sons com fidelidade, preservados por um excelente isolamento acústico. A função "clareza da fala" não é só promessa: realmente é um grande diferencial, que talvez precise ser o mais importante para motivar sua compra. Porque se você não precisa desse recurso, consegue encontrar outros fones intra-auriculares praticamente tão bons pela metade do preço - inclusive na própria Sennheiser.

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.