Melhor smartwatch para comprar hoje: veja quem venceu o Tilt Lab Day
Rodrigo Lara
Colaboração para Tilt, de São Paulo
14/11/2022 04h00
O recém-lançado Apple Watch Series 8 foi o grande campeão da quinta edição do Tilt Lab Day, o evento trimestral de Tilt que ajuda o público a escolher os melhores eletrônicos do mercado. Desta vez, o tema foram os smartwatches — aparelhos que sempre despertam muito interesse, mas também muitas dúvidas.
Ao longo de várias semanas, um júri especializado testou oito modelos: os Apple Watch SE e Series 8; os Samsung Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 5 Pro; os Huawei Watch GT 3 e Watch GT Runner; e os Xiaomi S1 Active e Mi Watch.
Na transmissão ao vivo na última sexta (11), que você confere no vídeo acima, foram anunciados os vencedores em cinco categorias:
- Melhor para o Dia a Dia
- Melhor para a Saúde
- Melhor para o Esporte
- Melhor Custo-Benefício
- Grande Campeão
Como foi a avaliação
O júri foi composto pela equipe de Tilt (o editor Marcel Nadale, a editora assistente Bruna Souza Cruz, e os redatores Guilherme Tagiarolli, Gabriel Daros e Marcella Duarte); o produtor especializado em tecnologia Rodrigo Lara; e os jurados especiais Paulo Puccinelli e Gabriel Ganme, ambos médicos do esporte e atletas amadores.
Cada smartwatch foi avaliado por três pessoas, ao longo de duas semanas. Os jurados deram notas de 0 a 10 em em seis critérios:
- Design e estilo
- Sistema
- Usabilidade
- Saúde
- Esporte
- Funcionalidades
A média dessas notas definiu o vencedor da categoria Grande Campeão. Na categoria Saúde, a nota desse critério teve peso 2. Da mesma maneira, na categoria Esporte, essa nota teve peso 2. Na categoria Dia a Dia, o peso 2 foi para Funcionalidades.
E, para definir o melhor Custo-Benefício, foi considerado o preço de cada modelo na loja oficial da marca (ou no revendedor oficial indicado pelo fabricante). Esse valor foi dividido pela média final - o vencedor foi quem obteve o menor resultado.
Confira abaixo os vencedores em cada categoria.
Grande Campeão: Apple Watch Series 8
Com nota final de 9,52, o lançamento recente da Apple se mostrou, acima de tudo, simples de utilizar. Assim como ocorre com todos os relógios inteligentes da Apple, ele só funciona quando pareado com um iPhone e é justamente aí que a "mágica" começa.
"Ele é uma extensão do celular. Inclusive, ao emparelhá-lo com o telefone, ele já sincroniza e baixa os aplicativos que têm versões para o relógio. O manuseio é fácil e ele é muito interativo", resumiu Puccinelli.
Cruz também destacou esse entrosamento. "Considerando que não sou uma atleta, testei mais os recursos que vão além do monitoramento de atividades físicas. É bem prático ler mensagens no WhatsApp direto na tela do relógio e acessar o controle de músicas. Usei também a opção do timer enquanto cozinhava através da assistente de voz Siri. No geral, achei ele bem útil no dia a dia".
Essa facilidade toda faz do relógio um modelo ideal para quem quer gastar o mínimo de tempo possível entre tirar ele da caixa e já começar a usar. Por outro lado, ele também é interessante para "fuçadores", já que há uma grande quantidade de funções e possibilidades de personalização. Isso, porém, costuma exigir mais tempo e dedicação.
"Deixar o relógio com a sua cara pode demorar um pouco mais, mas no geral depende do nível de personalização desejado", aponta Lara.
Esta foi a pontuação final dos oito modelos:
- Apple Watch 8 - 9,52
- Apple Watch SE - 8,86
- Huawei GT 3 - 8,77
- Huawei GT Runner - 8,63
- Xiaomi S1 Active - 8,58
- Samsung Galaxy Watch 5 Pro - 8,5
- Xiaomi Mi Watch - 8,25
- Samsung Galaxy Watch 5 - 8,05
Como dá para notar, a disputa foi bem equilibrada. Todos os smartwatches avaliados têm aspectos positivos e podem satisfazer o consumidor.
A vantagem do Apple Watch Series 8 foi um conjunto de funções e sensores que renderam notas altas em vários quesitos - e que também garantiram sua vitória em outras três disputas:
Melhor para a Saúde: Apple Watch Series 8
Com uma ampla gama de recursos, que vão do monitoramento de batimentos cardíacos, eletrocardiograma, nível de oxigenação, avaliação de sono até exercícios de relaxamento, o Series 8 conquistou uma média final de 9,54 pontos para esta categoria.
"O relógio tem dispositivos de saúde avançados e bom monitoramento dos principais aspectos", avalia o jurador convidado Paulo Puccinelli, médico do esporte e atleta amador.
Outro recurso que ajudou a elevar seus pontos foi a capacidade de monitorar a temperatura corporal, uma função útil para fornecer mais dados sobre o ciclo de sono. Para mulheres cisgênero e homens trans, a função pode ser ainda mais útil: o Series 8 é um dos poucos modelos que oferece informações sobre o ciclo menstrual.
Confira a análise completa da categoria.
Melhor para o Esporte: Apple Watch Series 8
O primeiro ponto que chama a atenção no Series 8 é a quantidade de modalidades esportivas. Na tela de seleção, o número acaba sendo similar ao dos concorrentes, mas há dezenas de outras em um menu mais "escondido". É quase certo que você encontrará sua modalidade preferida.
Puccinelli usou o relógio em suas atividades e gostou da compatibilidade. "Ele se integra com os aplicativos de esportes mais populares, o que é interessante para quem busca aprimorar a performance".
"A resistência à água dá uma segurança a mais para atividades ao ar livre", comentou Cruz.
Já Lara elogiou o GPS e a usabilidade. "Os menus são simples e, por ser totalmente integrado ao iPhone, é possível configurar notificações de forma que o relógio te incentive a sair do sedentarismo. É uma gamificação da atividade esportiva", disse.
Confira a análise completa da categoria.
Melhor para o Dia a Dia: Apple Watch Series 8
Assim como outros Apple Watch, o Series 8 só se conecta com iPhones. É uma faca de dois gumes: por um lado, isso limita o público-alvo do produto; mas, por outro, ele se integra perfeitamente ao celular que o usuário já está acostumado.
"Tudo que o Watch Series 8 se propõe a fazer, ele faz muito bem e essa é a melhor característica dele. É possível deixá-lo do jeito que você quiser, com os aplicativos, organização de ícones e aparência que atenda ao seu gosto, ainda que isso exija uma certa dedicação e tempo", comentou Lara.
Mas nem tudo são flores: a pulseira pouco prática, a bateria de pouco fôlego, o preço nas alturas e a conectividade exclusiva com iPhone foram alvos de críticas.
Confira a análise completa da categoria.
Melhor Custo-Benefício: Huawei GT 3
O GT 3 terminou a fase de avaliação do Tilt Lab Day na medalha de bronze: sua pontuação final (8,77) só perdeu para o Apple Watch S8 (9,52) e Apple Watch SE (8,86). Mas o relógio da Huawei custa mesnos da metade dos dois rivais: no fechamento deste texto, o relógio de 42 mm era vendido no site oficial da marca por R$ 1.299.
É um preço bastante convidativo, especialmente considerando os méritos do GT 3.
"É um smartwatch com cara de relógio convencional e inteligência que muitos não têm. Ele tem muitos recursos interessantes, sistema intuitivo, é à prova d'água e tem bateria que dura uma semana", resumiu cruz
Lara reforçou que ele "é recheado de funções, tanto para saúde quanto para esportes" e destacou o sistema de controle. "Além da tela touch, tem uma coroa rotativa, que é útil quando você está com a mão molhada, ou para evitar marcas de digitais na tela."
Confira a análise completa da categoria.
A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.