Topo

Artemis I: como assistir missão da Nasa para a Lua nesta madrugada (16)

Space Launch System, sistema de foguetes da Nasa que será usado na missão Artemis - Divulgação/Nasa
Space Launch System, sistema de foguetes da Nasa que será usado na missão Artemis Imagem: Divulgação/Nasa

Vinicius de Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/11/2022 13h01

A Nasa confirmou para a madrugada desta quarta-feira (16), a terceira tentativa de lançamento da missão não-tripulada Artemis I. A agência espacial norte-americana quer testar o foguete SLS (sigla em inglês para Sistema de Lançamento Espacial) e os sistemas da espaçonave Orion.

A missão Artemis I faz parte de um programa da Nasa para retomar as missões tripuladas à Lua, a partir de 2023, e a ideia é garantir que os novos sistemas são seguros o suficiente para levar humanos da Terra ao satélite natural.

De acordo com a Nasa, o foguete deve ser lançado na madrugada desta quarta-feira, 16 de novembro, entre 3h04 e 5h04 (horário de Brasília). A agência espacial deve informar detalhes através das suas contas oficiais no Twitter, inclusive possíveis atrasos ou cancelamentos.

O canal oficial da Nasa no YouTube está fazendo uma cobertura completa do lançamento da missão Artemis I. A transmissão do grande momento deve começar no início da madrugada, por volta de 0h30 (horário de Brasília).

Além do YouTube, é possível assistir a transmissão da Nasa pelo site oficial da agência, pelo Facebook e pela Twitch. Quem mora nos Estados Unidos também poderá assistir a transmissão do lançamento pelo canal de TV da Nasa.

Quem desejar, pode acompanhar também a cobertura oficial da Nasa em espanhol pelo Twitter, Facebook e YouTube. A transmissão, no entanto, deve começar mais tarde — por volta das 2h da manhã.

Qual a programação oficial da Artemis I?

A cobertura extensiva do lançamento da missão Artemis 1 começa no início da madrugada (horário de Brasília). Confira a seguir a programação prevista pela Nasa:

  • 00h30 - Início da transmissão em inglês;
  • 02h00 - Início da transmissão em espanhol;
  • Entre 03h04 e 05h04 - Janela de lançamento do foguete;
  • Entre 02h04 e 06h04 - Uma hora após a decolagem, a Nasa fará uma coletiva de imprensa;
  • 10h30 - cobertura da trajetória da espaçonave Orion em seu caminho para à lua. O horário exato depende da hora do lançamento;
  • 12h00 - Cobertura das primeiras imagens da Terra a partir da espaçonave Orion, em seu caminho para à lua. O horário exato depende da hora do lançamento.

O que é a missão Artemis I?

Durante a missão Artemis I, a espaçonave Orion vai se separar do foguete SLS e viajará a 450 mil km da Terra e a 64 mil km do outro lado da Lua. A missão tem duração prevista de 25 dias.

"Os principais objetivos [...] são demonstrar os sistemas da Orion em um ambiente de voo espacial e garantir uma reentrada, descida, mergulho e recuperação seguras antes do primeiro voo com a tripulação na Artemis II", diz o comunicado oficial da Nasa.

O que acontece se houver outro cancelamento?

Caso a agência espacial americana cancele o lançamento da missão Artemis I novamente, a próxima tentativa pode acontecer em 19 de novembro de 2022, no sábado. Esta é a quarta ocasião em que a Nasa tenta lançar o foguete.

A primeira tentativa de lançamento ocorreu em 29 de agosto, mas foi adiada devido a um problema de resfriamento em um dos motores. A segunda tentativa, em 3 de setembro, foi cancelada devido ao vazamento do hidrogênio líquido.

A terceira tentativa estava prevista para 27 de setembro, mas também foi cancelada após a chegada do furacão Ian à costa da Califórnia.