Smartwatch ou smartband? Veja diferenças e como escolher o melhor para você
Bruna Souza Cruz
De Tilt, em São Paulo
16/11/2022 04h00Atualizada em 17/11/2022 12h12
Smartwatch (relógio) e smartband (pulseira) são tecnologias de pulso desenvolvidas para quem deseja ter acesso a dados de saúde (como frequência cardíaca) e de desempenho durante atividades físicas. Uma grande diferença é o preço cobrado por eles.
O relógio inteligente é mais caro por contar com mais funcionalidades. As pulseiras são mais baratas e não oferecem recursos tão avançados.
Mas, no geral, os dois monitoram desde os passos dados durante o dia até a distâncias percorridas em corridas, e quantas calorias foram queimadas durante o uso. Veja a seguir mais diferenças sobre os dois dispositivos e como eles funcionam.
Como a smartband funciona?
As smartbands não são bem um relógio em essência. Elas até exibem o horário, mas a função principal é ajudar a monitorar atividades físicas a partir de medição de movimento e de batimentos cardíacos.
Como já mencionado, o seu formato é de uma pulseira. A tela costuma ser pequena.
Alguns modelos funcionam bem integrados a um celular e exibem notificações de mensagens, por exemplo.
A vantagem da smartband fica por conta da bateria, de maior duração. Algumas podem funcionar por quase um mês sem recarregar.
Como o smartwatch funciona?
O smartwatch é maior e lembra modelos de relógios tradicionais. Seu plus é ter funcionalidades digitais e sensores mais avançados. Existem dispositivos que possuem mais de 100 opções de modalidades esportivas para escolher.
Internamente, modelos do tipo trazem processadores, memória interna e conectividade com internet (wi-fi e/ou 4G).
Mais recursos envolvem o uso de aplicativos variados como:
- GPS
- Previsão de tempo
- Música
- Fotos
- Timer
- Bloco de notas/Lembretes
- Mapas
- Bússola
Na parte de dados de saúde, os smartwatches costumam oferecer:
- Registro de batimentos cardíacos
- Contator de passos
- Calorias gastas durante exercícios
- Tempo total em que a pessoa fica de pé por dia/semana/mês
Modelos mais avançados possuem sensores capazes de medir a temperatura corporal e fazer acompanhamento de ciclo menstrual.
Nos que são conectáveis ao celular, é possível ainda responder mensagens e chamadas telefônicas diretamente pelo relógio.
A quinta edição do Tilt Lab Day avaliou oito modelos de smartwatches para tirar as dúvidas do público - e elegeu os campeões em cinco categorias. Confira no vídeo no topo desta página.
Como escolher o melhor dispositivo?
Se você precisa acompanhar alguns dados de saúde, monitorar desempenho em certas atividades físicas (como uma corrida ou uso na academia) e não quer gastar tanto, pesquise por uma smartband. Ela será suficiente.
Já quem tem dinheiro para investir em mais tecnologias e necessita de mais recursos, a melhor opção é um smartwatch. Ele possui praticamente todas as funções de uma smartband, com o adicional de executar tarefas mais complexas.
*Com texto de Lucas Santana, em colaboração para Tilt