Topo

Golpe na Black Friday: mensagem no WhatsApp promete passagens para a Europa

Golpe promete passagens aéreas da companhia Ibéria via WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
Golpe promete passagens aéreas da companhia Ibéria via WhatsApp Imagem: Reprodução/WhatsApp

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, de São Paulo

17/11/2022 11h16

Em época de Black Friday, até as companhias aéreas fazem promoções tentadoras. Mas é preciso ficar esperto: criminosos estão usando a data para circular um golpe no WhatsApp, que promete passagens para a Europa pela empresa espanhola Ibéria. O alerta é da ESET, empresa especializada em detecção de ameaças cibernéticas.

A própria Ibéria também alertou seus usuários sobre o golpe em sua conta oficial no Twitter. Uma mensagem bem parecida já era compartilhada em agosto, motivada pelas férias.

"Aviso aos passageiros: nos últimos dias detectamos um alto número de alertas sobre falsos concursos e sorteios para voar Ibéria, que circulam principalmente por WhatsApp e são fraudulentos", escreveu.

A companhia aérea ainda lembrou os usuários de que todas as promoções, concursos e sorteios são publicados no site oficial da Ibéria e nos seus perfis verificados nas redes sociais.

Como o golpe funciona

Ao clicar no link recebido via WhatsApp, você é direcionado para uma página na qual precisa responder a uma pesquisa de apenas quatro perguntas e participar de um jogo para liberar as passagens promocionais.

Golpe da Black Friday promete passagens aéreas da Iberia via WhatsApp (2) - Reprodução/WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
O site falso acessado pelo link compartilhado no WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Em seguida, você é convidado a compartilhar o concurso com seus contatos para receber o suposto prêmio. É com esta etapa obrigatória que os criminosos conseguem viralizar ainda mais o golpe.

Após concluir as etapas do falso concurso, você é redirecionado para outros sites falsos, de acordo com a sua localidade.

A ESET explica que os cibercriminosos têm apenas uma intenção: roubar informações pessoais, como nome, data de nascimento, telefone, senhas e e-mails.

Como se proteger

Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de investigação da ESET América Latina, recomenda:

  1. Exclua imediatamente esse tipo de mensagem.
  2. Não abra links que ofereçam prêmios ou oportunidades que pareçam boas demais.
  3. Verifique se sites abertos via link no WhatsApp são realmente o oficiais (busque no seu navegador).
  4. Nunca insira dados pessoais até ter certeza que aquela promoção ou concurso é verdadeiro.