Celular da Samsung, BeReal e chuveiro smart: Time elege as invenções do ano
A revista Time divulgou a nova versão de sua tradicional lista com as melhores invenções do ano. Para 2022, a lista foi ampliada, já que conta com 200 itens - até 2021, eram 100 objetos escolhidos.
A nova lista equilibra entre inovações para a indústria, produções de nicho e também muitos produtos já comercializados em larga escala. Entre eles,modelos de fones de ouvido, controle remoto e robô aspirador; um chuveiro inteligente e até mesmo o celular Samsung Galaxy S22 Ultra,
Para chegar nesta seleção, a Time consulta seus colaboradores e correspondentes ao redor do mundo, além de realizar uma enquete com leitores no próprio site. De acordo com a revista, os critérios incluem originalidade, ambição e impacto do produto.
Confira alguns destaques de 2022.
Eletrônicos
A categoria mais acessível para o consumidor foi uma mistura de aparelhos realmente práticos e outros mais conceituais, que apontam para uma tendência de consumo - ainda que não a solucionem completamente.
Foi um reinado de marcas conhecidas do público e produtos que realmente poderiam estar na lista de desejos para o Natal (ou a Black Friday). Quem não gostaria do controle remoto movido a energia solar, que dispensa pilhas, da Samsung? Ou o Zenbook 17 Fold, notebook com tela dobrável da Asus? Ou os fones TWS Linkbuds, da Sony?
Dois celulares passaram no corte: o Samsung Galaxy S22 Ultra (que maravilhou a equipe de Tilt com sua câmera e capacidade de processamento) e o bonitão Nothing Phone, totalmente transparente, ainda não lançado no Brasil.
Entre os mais estranhos está uma câmera desenvolvida para ser vestida no pescoço como se fosse uma gargantilha - resquício de um mundo em isolamento que fez centenas de milhares de reuniões via Zoom ou Google Meets.
Domésticos
Cada vez mais as pessoas querem trazer tecnologia para dentro de casa, portanto, essa categoria conta com muitos itens de destaque. Um deles chama atenção por pensar no meio ambiente: o chuveiro inteligente Oasense Reva. Desenvolvido por conta das secas na Califórnia, ele é capaz de identificar se a pessoa está se enxaguando ou apenas ensaboando e diminui o fluxo de água para evitar o desperdício.
Sustentabilidade também deu o tom em vários outros selecionados, incluindo um sprinkler e uma banheira com melhor controle de gasto da água; o primeiro painel de energia solar que você pode prender com pregos; e até uma tinta reciclável.
Velhos conhecidos também ganharam um merecido upgrade, como o robô aspirador da Roborock que mapeia toda a casa com uma velocidade impressionante; e um termostato inteligente que controla toda a residência.
Aplicativos e softwares
Um deles foi o queridinho BeReal, rede social que cresceu vertiginosamente em usuários ao longo do ano. Sua dinâmica parece com a do Instagram, mas ele exige fotos espontâneas, tiradas com poucos preparativos, sem filtro - e apenas uma imagem por dia.
Este ano surgiu também um ambicioso mecanismo de buscas intuitivo, chamado You.com, que pretende nada menos do que rivalizar com o Google; um aplicativo que bloqueia malwares e anúncios mal-intencionados; e, em meio ao fenômeno especulativo das NFTs, uma plataforma que reconhece a veracidade de imagens na internet.
Inteligência Artificial
O Dall-e 2, plataforma de ilustração baseada em IA que virou febre ao longo do ano, merecidamente entrou na lista. Desde que foi liberado para o público, o sistema que converte palavras escritas em imagem foi utilizado em capas de revista, exposições de arte e até em embalagens de remédio.
Uma nova IA capaz de mapear mais de 200 milhões de proteínas também ganhou destaque. A Time selecionou ainda um app para identificar automaticamente amassados na lateria do carro, um robô que ajuda a monitorar pacientes na UTI e, num ano marcado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, um detector de destruições causadas por guerra.
Realidade Virtual
Claro que o júri inclui novos hardwares para poder experimentar realidade virtual - entre eles, um par de óculos que permite assistir qualquer programa em RV.
Mas os avanços mesmo foram em ferramentas para poder criar esses mundos virtuais. Um dos destaques é uma impressionante lente criada pela Canon inspirada no olho humano. A Dual Fisheye Lens é capaz capturar situações em 180 graus, facilitando a transposição para uma experiência 3D imersiva.
Também foi elogiada uma câmera panorâmica que grava em 12K, resolução superior às TVs no mercado atualmente.
Metaverso
Se você já assistiu ao filme Jogador Número 1, de 2018, deve se lembrar que os personagens podiam adquirir um traje de realidade virtual que deixava a experiência ainda mais imersiva. Pois uma das maiores invenções de 2022 é o Skinetic Haptic Vest, um macacão parecido com o do filme de Steven Spielberg. Quem usar poderá sentir até o pingo da chuva nos jogos virtuais (ou, para quem for menos contemplativo, o impacto dos tiros em jogos de ação).
Acessibilidade
Em ano de Copa do Mundo, um invento que traz acessibilidade para quem gosta de futebol certamente está entre as principais criações. É o Field Of Vision Device, aparelho criado por uma startup irlandesa que permite que pessoas com deficiência visual sigam os movimentos da bola no campo com a ponta dos dedos.
O dispositivo, semelhante a um tablet, fica no colo do usuário. Ele é conectado a câmeras especiais posicionadas ao redor do campo que rastreiam a bola e retransmitem sua posição exata.
Outros destaques nessa categoria são um braço biônico futurista que melhora com o tempo; um aparelho auditivo com Inteligência Artificial; uma plataforma para pessoas cegas aprenderem baile em casa; e um aparelho destinado a exercícios para idosos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.