WhatsApp vai permitir fazer compras de produtos dentro do aplicativo
O WhatsApp apresentou nesta quinta-feira (17) uma ferramenta gratuita que permitirá fazer buscas de empresas e fechar compras de produtos dentro do aplicativo.
O recurso chamado "Diretório" funcionará como um catálogo online pelo WhatsApp e a atualização com algumas funcionalidades começou a ser liberada hoje no app para Android. Ainda não há previsão para o iOS, do iPhone.
Na parte de buscas, os usuários poderão encontrar lojas por perto — ou por pesquisa da marca —, sem precisar sair do aplicativo do WhatsApp. Em breve, a plataforma oferecerá ainda a opção de pagamentos na tela do chat, segundo Guilherme Horn, Diretor Geral da WhatsApp Brasil.
As novidades foram anunciadas na primeira edição do WhatsApp Business Summit Brasil, conferência da Meta (grupo dono da empresa) para empreendedores, realizada hoje.
"[A novidade] permite você encontrar, enviar mensagens e comprar das lojas. Tudo na mesma conversa de WhatsApp", afirmou Mark Zuckerberg, diretor-executivo da Meta, em sua presença virtual no evento.
Como os recursos funcionam
A ferramenta permite encontrar estabelecimentos próximos pelo mapa — ou por pesquisa — dentro da plataforma do mensageiro — sem acessar navegadores ou links externos.
Conforme apresentação exibida por Zuckerberg, na tela de "Contatos" do WhatsApp é possível encontrar a categoria "Encontrar Empresas".
Na interface em português, a plataforma oferece algumas categorias rápidas como:
- restaurantes
- lanchonetes
- mercearia
- roupas e vestuário
- serviços automotivos
Após a exibição do catálogo da loja, o comprador poderá adicionar os itens ao carrinho, ver os preços e disponibilidade dos produtos.
Ao concluir, o carrinho de compras é enviado para a loja, por meio de um recado no chat.
A empresa recebe uma notificação com o desejo de adquirir determinados itens. Em seguida, o empreendedor consegue editar o pedido, para adicionar descontos e informações de frete.
Pagamentos via WhatsApp
Apesar de ainda não funcionar no Brasil, a empresa deu uma amostra prática do sistema de pagamentos pela plataforma.
Após o consumidor realizar a etapa anterior, a pessoa deve adicionar o endereço de entrega no processo para receber a opção de pagamento, que pode ser feita por meio de uma das marcas de cartões de crédito parceiras.
A empresa receberá então uma notificação de conclusão da venda. Ao ser confirmada pela loja e receber o recibo, a mercadoria é enviada ao local de destino.
O WhatsApp iniciou testes do "Diretório" em São Paulo há um ano. E, há um mês, a empresa implementou na Índia uma plataforma complementar de pagamentos, que permite concluir a compra pelo app do mensageiro.
O que o WhatsApp ganha com isso?
Segundo a empresa, o WhatsApp receberá uma taxa em cima do pagamento efetuado, descontado do vendedor. Essa porcentagem não foi revelada.
"Nada muito diferente do que se pratica hoje no mercado, em outras plataformas", afirma apenas Horn.
Mark Zuckerberg no evento
Segundo Zuckerberg, o perfil de usuários do WhatsApp no Brasil envolve o uso do aplicativo para abrir contas em banco, comprar carros e até pedir o jantar. E a proposta no lançamento é facilitar essa ação para os consumidores engajarem com as empresas.
"Tornamos isso possível expandindo nossa ferramenta direta para todo o Brasil", afirmou o fundador do Facebook.
Sobre a plataforma financeira, o presidente da Meta deixou em aberto a expansão: "Vários parceiros estão testando pagamentos conosco, então podemos trazer essa ferramenta para mais pessoas e empreendimentos em breve [no Brasil]. Estamos trabalhando para levar essa experiência para mais países nos próximos meses."
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