Topo

Bola de fogo: asteroide cai no Canadá horas após ser descoberto; veja vídeo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo

21/11/2022 16h24Atualizada em 22/11/2022 12h05

Moradores da região de Toronto, no Canadá, se surpreenderam com uma bola de fogo cruzando o céu, na madrugada deste sábado (19). O enorme meteoro foi resultado do impacto de um asteroide em nossa atmosfera.

O objeto, provisoriamente chamado de #C8FF042, era uma rocha espacial de cerca de um metro do largura. Ele havia sido detectado em direção à Terra poucas horas antes, por uma rede de astrônomos.

Por seu tamanho relativamente pequeno, era inofensivo — foi queimado e desintegrado pelo atrito da passagem em alta velocidade pela atmosfera terrestre. Provavelmente, caíram fragmentos em solo, que recebem o nome de meteoritos.

Mas rendeu um belo espetáculo. Veja este incrível vídeo com a Torre CN, ponto turístico de Toronto, em primeiro plano:

Há relatos de testemunhas nos estados de Ontário (Canadá), Maryland, Nova Iorque, Ohio e Pennsylvania (EUA). Além do fenômeno luminoso, alguns contam ter ouvido um estrondo e sentido tremores nas casas.

Mas isso não quer dizer um impacto em solo: os sons e trepidações são consequência do chamado estampido sônico, ondas de choque geradas pela interação brusca da rocha com o ar.

Câmeras de segurança residencial também capturaram a longa passagem do meteoro:

O Minor Planet Center, rede que rastreia objetos no Sistema Solar, em especial os que podem atingir a Terra, disse que a rocha entrou na atmosfera da Terra às 3h27, sobre a cidade de Brantford, próximo às Cataratas do Niágara. Segundo a Nasa, possíveis metoritos teriam caído na cidade de Grimsby e no lago Ontário.

O asteroide foi visto três horas antes, pelo Observatório Mount Lemmon Survey, no Arizona (Estados Unidos), mobilizando astrônomos profissionais e amadores. Ele vinha da direção do Cinturão de Asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.

De acordo com a ESA (agência espacial europeia), esta foi apenas a sexta vez na história que um objeto em rota de colisão com a Terra foi detectado por sistemas de defesa planetária ao redor do mundo. "Esta nossa capacidade está melhorando rapidamente."

Em março, um astrônomo húngaro encontrou um asteroide do tamanho de um carro, apenas duas horas antes de cair sobre o oceano Atlântico.