Polícia de São Francisco aprova uso de robôs com armas letais
O SFPD (Departamento de Polícia de San Francisco), nos Estados Unidos, recebeu autorização para utilizar robôs militares com poder de fogo letal em operações de segurança pública.
A decisão foi aprovada por oito votos a três pelo Conselho de Supervisores da instituição, e permitirá que autoridades de segurança usem os armamentos "quando o risco de perda de vida para membros do público ou oficiais é iminente."
No texto que regulamenta os robôs policiais, está definido que o uso deverá ocorrer apenas quando o risco "supera qualquer outra opção de força", e em situações como:
- Treinamento e simulações;
- Apreensões criminais;
- Circunstâncias exigentes;
- Execução de mandados;
- Avaliação de dispositivos suspeitos.
Em sua fase de rascunho, o projeto continha uma cláusula específica que impedia os robôs de matarem pessoas — sendo usados, por exemplo, em situações de resgate ou desarmamento de bombas. O item foi riscado antes de ser enviado para votação.
Autor da cláusula removida, o reitor do Conselho de Supervisores da cidade, Aaron Peskin, não contestou a remoção, explicando que "poderia haver cenários em que o emprego de força letal fosse a única opção".
Robôs como força letal
Segundo a agência de notícias locais de San Francisco, Mission Local, o SFPD tem atualmente 17 robôs em seu arsenal, com apenas 12 em funcionamento. Os robôs são controlados de maneira remota e costumam ser usados para investigar e desarmar suspeitas de bombas, bem como vigiar áreas perigosas ou de difícil acesso para as forças policiais.
O Departamento de Polícia de Dallas, no Texas, EUA, foi o pioneiro a usar um robô como instrumento de força letal em suas operações, em 2016. Um robô de eliminação de bombas, o modelo Remotec F5A — o mesmo de propriedade do SFPD —, foi armado com um dispositivo explosivo. O suspeito havia atirado e matado cinco policiais e ferido vários outros. Essa foi a única opção encontrada, de acordo com o departamento na época.
Recentemente, o Departamento de Polícia de Oakland, na Califórnia, EUA, também estava pensando em permitir o uso de robôs Remotec F5A, equipados com espingardas, para força letal. No entanto, eles voltaram atrás e removeram a permissão de matar usando robôs do projeto.
(*) Com informações de Vice Motherboard e matéria de Nicole D'Almeida
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.