Topo

Samsung deve lançar Galaxy S23 em fevereiro; o que já sabemos sobre ele

Samsung Galaxy S22+: seu sucessor deve ter o mesmo tamanho de tela, mas bateria e processamento melhores - Guilherme Tagiaroli/Tilt
Samsung Galaxy S22+: seu sucessor deve ter o mesmo tamanho de tela, mas bateria e processamento melhores Imagem: Guilherme Tagiaroli/Tilt

Barbara Mannara*

Colaboração para Tilt

30/11/2022 12h21

O Galaxy S23 e S23+, próximos smartphones top de linha da Samsung, solicitaram certificação no site da FCC (a "Anatel" dos Estados Unidos) nesta terça (29). Com isso, os fãs da fabricante sul-coreana puderam conferir algumas especificações dos novos aparelhos.

Além disso, um dos executivos da empresa revelou ao site Android Central que a expectativa é lançar três modelos no início de fevereiro, durante o tradicional Galaxy Unpacked, A data bate com o evento que aconteceu neste ano, que revelou o S22 — e seus irmãos mais avançados.

O que sabemos até agora?

Bateria

Segundo o documento da FCC, o S23 (codificado como SM-S911B) terá uma bateria com capacidade de 3.785mAh, que na verdade corresponde a uma capacidade típica de 3.900mAh. Ela é um pouco mais robusta do que os 3700mAh do atual S22.

Já o S23+ (codificado como SMS916B), maiorzão, chegará com carga de 4.700 mAh (4.565 mAh no registro). Também um pouco mais potente do que os 4.500 mAh do S22+.

A FCC também certifica que as baterias dos aparelhos foram testadas usando um carregador de 25 W — tipo de alimentação de carga super rápida da Samsung.

Processamento

A empresa de tecnologia Qualcomm já chegou a comentar que o Galaxy S23 pode receber seu Snapdragon 8 Gen 2 (em vez da placa da Exynos) em todos os países em que o chip já estiver disponível. O processamento renovado promete ser um dos mais potentes do mercado.

A mudança pode chegar junto com os mesmos 8 GB de RAM e armazenamento de 128 GB ou 256 GB.

Design

Imagens não-oficiais sugerem que a nova linha será visualmente bem parecida com a antecessora. Inclusive no tamanho de tela: as mesmas 6,1 polegadas (15,4 cm) para o S23 e 6,6 polegadas (16,7 cm) para o S23+.

No entanto, rumores sugerem que ambos mudem o desenho das câmeras. A protuberância no entorno das três lentes traseiras deve sumir, deixando os smartphones com um visual mais "liso", semelhante ao do S22 Ultra.

Câmeras

Por falar em Ultra, seu sucessor na linha S23 não deve ter mudanças radicais na aparência — mas na resolução da câmera, sim. Ele deve ter um sensor potente de 200 megapixels (quase o dobro dos atuais 108 MP atuais). A lente de selfie pode chegar a 12MP (atualmente, no S22 é de "apenas" 10 MP).

Receptor via satélite

Segundo o site Tom's Guide, que costuma acertar nas previsões, o Samsung Galaxy S23 deve imitar o iPhone 14 e incluir a tecnologia de comunicação via satélite — voltada para situações de emergência em áreas remotas.

Leitor de digitais duplo

Os novos modelos também podem oferecer um leitor de impressão digital atualizado com uma área 17 vezes maior do que a dos atuais. Além de facilitar a digitalização, ela poderá ler até duas impressões digitais ao mesmo tempo, aumentando o nível de segurança.

Capinhas e canetas coloridas

O perfil no Twitter do @rquandt, que costuma trazer vazamentos sobre celulares, trouxe alguns detalhes sobre as possíveis capinhas. As de couro foram vistas nas cores marrom, preto e verde. As versões em silicone (com alça ou sem) podem ser preta, branco, cáqui, marinho, laranja, algodão e violeta.

A case mais discreta, de moldura, poderá ser encontrada em preto e branco. E a capa Clear View deve ser vendida em preto, violeta, cáqui e creme.

Sobre as possíveis cores da caneta do S23 Ultra, a fabricante poderá oferecer em preto, verde, rosa e bege, segundo as mesmas fontes do Twitter.

Preço

Segundo fontes do jornal Korea JoongAng Daily, os preços devem ser mais altos do foram os da linha S22, no início deste ano, por conta da inflação. Na época o celular foi colocado à venda por US$ 799 (cerca de R$ 4.240 na cotação atual).

É bem provável que essa mudança na precificação também aconteça aqui no Brasil.

*Com informações de Tom's Guide, Andorid Central, Tech Radar e The Verge