Sensores de movimento da Sony transformam qualquer um em avatar; veja vídeo
A Sony anunciou o lançamento de um sistema de seis sensores sem fio que, associados a um telefone e a um aplicativo específico, podem transformar qualquer pessoa numa espécie de anime. Chamado de Mocopi, as tecnologias capturam o movimento em tempo real e, com uso de realidade virtual, criam o avatar.
Antes, é preciso fixar os sensores (do tamanho de botões) em partes específicas do corpo: punhos, cabeça, tornozelos e quadril, segundo comunicado à imprensa.
Como funciona
A técnica já é usada no cinema, especialmente em animações, quando uma pessoa usa uma roupa verde com sensores e simula movimentos. Depois, por computação gráfica, é inserido o personagens que vai aparecer na telinha, que vai acompanhar esses movimentos do corpo.
No caso do Mocopi não é preciso usar uma roupa específica — e a promessa é de ser mais barato. Conforme a Sony, o sistema utiliza um algoritmo que "realiza medições de movimento precisas com um pequeno número de sensores", segundo a divulgação.
Sem fios, cada sensor pode ser fixado ao corpo com a faixa ou clipe de velcro anexado. E é possível se transformar em um anime dentro ou fora de casa.
Os sensores têm, cada um, 32 mm de diâmetro, 11,6 mm de espessura e pesam 8 g. E a conexão com o aplicativo é feita por Bluetooth.
A bateria tem duração de cerca de 10 horas, que varia conforme o ambiente de uso, explica a Sony. O carregamento demora cerca de 1,5 hora e ocorre por USB por meio de um estojo específico. O produto é à prova de água e de poeira.
As gravações podem ser feitas até 10 metros de distância, segundo a fabricante.
No Japão, o Mocopi vai ser comercializado por 49.500 ienes, o que equivale a R$ 1.893,41 na cotação de hoje sem taxas.
As pré-vendas estão programadas para começar em dezembro. O produto só deve ser oficialmente lançado no final de janeiro de 2023.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.