Topo

Retrospectiva do espaço: 15 belas imagens feitas pela ISS e por astronautas

Delta do rio Nilo, no Egito, orbitado pela ISS Imagem: Thomas Pesquet/NASA

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

02/12/2022 04h00Atualizada em 02/12/2022 10h22

Você provavelmente já teve a curiosidade de saber como é fazer uma viagem espacial, não? De saber como é a Terra vista do espaço, como é a noite fora da órbita terrestre e até mesmo como são os fenômenos naturais como um furação de um ângulo bem acima do nosso...

Astronautas e cosmonautas (como a Rússia chama sua tripulação) que estão na ISS (Estação Espacial Internacional) registraram diversos desses momentos ao longo de 2022. Já para entrar no clima de retrospectiva do ano, Tilt separou 15 das mais incríveis fotos feitas por eles e pelo laboratório espacial.

1. Via Láctea

À noite, a tripulação da ISS têm uma vista deslumbrante da Via Láctea. Na foto abaixo, divulgada pela estação espacial, um raio pisca na Terra. Sua luz é tão brilhante que iluminou os painéis solares da estrutura espacial.

Visão da ISS durante à noite Imagem: Nasa/ Kjell Lindgren

2. Guerra

A guerra entre Rússia e Ucrânia também pode ser vista de cima. Imagens da estação espacial mostram toda a Europa iluminada e uma Ucrânia escurecida após a invasão russa.

Imagens de satélite mostram Europa iluminada e Ucrânia no escuro Imagem: Divulgação/ Nasa

3. Diversidade de cores

Olhando para a Terra, a tripulação pode ver ainda mais cores na diversidade das paisagens do nosso planeta. Como a Estrutura Richat, elevação rochosa circular localizado no deserto do Saara, também conhecida como "Olho do Saara", uma cúpula geológica erodida na Mauritânia.

Imagem do deserto do Saara feito pela ISS em agosto Imagem: Divulgação/ Nasa

4. Cratera

No Canadá, a Cratera Manicouagan, localizada em Quebec, também é visível do espaço. Nessa foto feita da ISS, ela aparece com destaque bem ao centro da imagem.

Cratera Manicouagan ao centro da imagem Imagem: Matthias Maurer/ESA/NASA

5. Floresta e mar

O Parque Nacional Maludam, no leste da Malásia, é composto por florestas baixas e vários rios que desaguam no Mar da China Meridional. Visto de cima, ele ficou impressionante.

Parque Nacional Maludam, no leste da Malásia Imagem: Divulgação/ Nasa

6. Lagos que lembram vidro quebrado

Algumas paisagens vistas de fora da órbita terrestre parecem abstratas, como os famosos lagos de Minnesota à noite, que lembram vidro quebrado. O brilho da lua reflete nos lagos que ficam na fronteira entre EUA e Canadá, entre o estado de Minnesota e a província de Ontário.

Lagos ficam na fronteira entre EUA e Canadá Imagem: Divulgação/ Nasa

7. O Brasil também está na lista

Imagens de capitais brasileiras também foram registradas por astronautas a bordo da ISS, a cerca de 420 km de altura. As cenas abaixo destacam Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba durante a noite, bem iluminadas.

Na foto do Rio de Janeiro, é possível ver a Ponte Rio-Niterói, várias embarcações na Baía de Guanabara, a Ilha do Governador e, no canto direito da imagem, a Ilha de Paquetá. Também chama a atenção como a cidade do Rio de Janeiro é bem mais iluminada do que Niterói e São Gonçalo, os municípios "do lado de lá" da ponte.

Rio de Janeiro em foto tirada da Estação Espacial Internacional Imagem: NASA

8. Curitiba "ao contrário"

A imagem de Curitiba parece estar "de ponta cabeça". Isso porque, estamos acostumados a ver no norte geográfico no topo das fotos. Na foto feita da ISS, o norte está do lado direito. É ali que está a cidade de Almirante Tamandaré. Na imagem abaixo, está São José dos Pinhais e o aeroporto Afonso Pena.

Curitiba em foto tirada da Estação Espacial Internacional Imagem: NASA

9. São Paulo iluminada

Na foto da capital paulista é possível ver a diferença de cores nas luzes que iluminam São Paulo e Guarulhos, no canto direito. Na capital, o tom é mais amarelado, enquanto na cidade vizinha, a iluminação é mais alaranjada.

São Paulo em foto tirada da Estação Espacial Internacional Imagem: NASA

10. Furacão Ian

As mudanças climáticas e fenômenos naturais também podem ser vistos da estação espacial e o furacão Ian, foi um deles. A ISS sobrevoou o furacão quando ele aproximava da Flórida, nos EUA.

Furacão Ian se aproximando da Flórida Imagem: Divulgação/ Nasa

11. Show de luzes

Os astronautas também desfrutam de shows impressionantes da aurora nos polos norte e sul. Nessa foto feita da ISS, é possível ver uma aurora brilhante atravessando o horizonte da Terra acima do Oceano Índico, a nordeste das Terras Austrais e Antárticas Francesas.

Aurora vista acima do oceano Índico Imagem: Divulgação/ Nasa

12. Nuvens são diferentes do espaço

E as nuvens? Você já imaginou como elas são vistas lá de cima? A astronauta norte-americana Kayla Barron encantou os internautas ao compartilhar nas redes sociais fotos espetaculares da Terra tiradas da ISS, destacando como é diferente enxergar as nuvens lá do alto.

Kayla Barron é conhecida por fotografar o espaço e os acontecimentos próximos à Terra e à Lua, além de detalhes de sua vida a bordo de uma espaçonave. Ela compartilha esses registros regularmente em seu Instagram.

Imagens tiradas do espaço de nuvens carregadas sobre a superfície planeta Terra Imagem: Reprodução/Kayla Barron

13. Cristais de gelo

O cosmonauta russo Sergey Korsakov, que está na ISS, também capturou uma foto de tirar o fôlego. O clique, publicado em sua conta do Twitter, mostra cristais de gelo em forma de Lua minguante se formando no vidro da estação espacial. Logo abaixo, é possível ver uma parte da Terra.

Foto feita pela astronaura Sergey Korsakov do interior da ISS Imagem: Sergey Korsakov/ Reprodução

14 - Lua e Terra conectadas

O astronauta Mark Vande Hei também usa as redes sociais para divulgar fotos feitas a partir da Estação Espacial. Nessa ele capturou a Lua e da Terra juntas de um ângulo bem privilegiado.

Astronauta faz foto impressionante da Lua Imagem: Reprodução

15. Danos ambientais

Não é só beleza que pode ser vista da ISS. Os danos ambientais causados por humanos também ficam claros quando olhados a quilômetros de distância da Terra.

O lago Urmia, no noroeste do Irã, já foi um dos maiores lagos de água salgada do mundo. Hoje ele está repleto de algas vermelhas porque a agricultura e as represas feitas pelos homens extraíram muita água dele, e a seca o esgotou ainda mais.

Lago Urmia, no noroeste do Irã, em julho de 2022 Imagem: Divulgação/ Nasa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Retrospectiva do espaço: 15 belas imagens feitas pela ISS e por astronautas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Curiosidades de Ciências