Torcedor viraliza com realidade aumentada em jogo da Copa; conheça o app
Um vídeo capturado durante a partida entre Irã e Estados Unidos pela Copa do Mundo no Qatar está dando o que falar na internet. Nas cenas, um torcedor que estava no estádio Al Thumama aponta o celular para o campo e, em tempo real, surgem informações do jogo e estatísticas dos jogadores na tela do aparelho. Tudo isso enquanto a partida oficial acontecia.
Só em uma publicação no Twitter, o vídeo já registrou mais de 5,5 milhões de visualizações e mais de 109 mil curtidas.
O "segredo" por trás desse sucesso envolve a tecnologia de realidade aumentada, que mistura elementos reais com virtuais, presente no aplicativo oficial da Fifa, o "FIFA + Stadium Experience".
A plataforma foi criada especialmente para os torcedores que assistem presencialmente nos estádios do Qatar às partidas da Copa do Mundo.
Como funciona?
Ao baixar o app no celular, a pessoa encontrará uma área no menu chamada "In Stadium" (no estádio, em português). Logo em seguida, o aplicativo irá pedir a localização atual.
Ao confirmar que está no Qatar, os torcedores passam a ter acesso a recursos exclusivos para serem usados durante as partidas.
Basta apontar a tela para o campo com o app aberto. A partir daí, é iniciado um processo de escaneamento dos jogadores em campo.
É possível clicar em cada jogador exibido na tela. Nisso, surgem informações sobre cada um. Também dá para conferir o placar, o mapa de calor dos jogadores, dentre outros dados da partida.
Também é interessante a função de poder acompanhar as imagens das partidas em múltiplas câmeras, ter acesso à revisão do VAR, igual como é visto na TV, e até mesmo visualizar o replay daquele gol que a pessoa acabou de assistir ao vivo no estádio.
Mas vale reforçar que a função do "in stadium" só está disponível para quem está no Qatar. Então não adianta baixar o app de casa, no Brasil, que não vai aparecer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.