Se o Universo é infinito, como pode ele continuar se expandindo?
Ainda não há explicação definitiva para a expansão do Universo, mas se sabe que a distância entre as galáxias está aumentando. Essa distância é calculada a partir dos desvios para o espectro vermelho do campo eletromagnético dos comprimentos de onda.
Ou seja, à medida que as galáxias se afastam de nós, os comprimentos de onda da luz emitidos por elas "se esticam", e as linhas de seu espectro se deslocam para a extremidade vermelha do campo.
Por outro lado, como não conseguimos medir o tamanho do Universo, a teoria mais aceita hoje é de que ele é infinito.
A observação de que o Universo é homogêneo corrobora essa ideia: dentro do que os astrônomos conseguem estudar, há semelhança nas composições dos elementos em diferentes "lugares" do Universo., o que é tomado como regra geral.
Não significa, porém, que ele seja igual em todos os lugares.
Apesar de não existirem evidências que provem definitivamente que o Universo é homogêneo e infinito, há fortes indícios para crer que ele seja plano, isto é, sem curvatura.
O fato de não "se fechar" em uma esfera é tomado como prova de sua infinitude. É como se o Universo fosse uma folha de papel infinita que se espalha em todas as direções.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.