Boeing 747 Jumbo Jet traz foguete sul-coreano ao Brasil; veja imagens
Um avião Boeing 747 chegou neste fim de semana ao Brasil trazendo partes de um foguete da empresa sul-coreana Innospace a São Luís (MA). O Jumbo Jet foi recepcionado no sábado (3) à noite por dezenas de pessoas no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.
O avião saiu de Seul, na Coreia do Sul, e foi operado pela National Airlines, dos Estados Unidos.
Imagens do momento da aterrissagem foram compartilhadas nas redes sociais. Nas cenas, é possível observar que a aeronave foi recepcionada com aplausos. Essa foi a primeira vez que o aeroporto recebeu um Boeing 747-400, segundo a CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto de São Luís.
A viagem é resultado de um contrato assinado no final de setembro entre a FAB (Força Aérea Brasileira) e a Innospace para a disponibilização de bens e serviços com o intuito de lançar veículos espaciais no CEA (Centro Espacial de Alcântara), no Maranhão.
O foguete HANBIT-TLVA, que estava sendo transportado no avião, será o primeiro lançamento da parceria, segundo a FAB. Ele é um pequeno lançador de satélites com 16 metros de altura e 9,2 toneladas.
A movimentação da carga foi iniciada após o balizamento da aeronave. Jaison Mello, Gerente Executivo dos Aeroportos CCR no Nordeste, afirmou que a operação foi organizada durante meses.
"Essa é uma operação de vários meses de planejamento, onde a CCR Aeroportos preparou a estrutura, fez o treinamento do time e demais adequações necessárias, inclusive aprovações junto ao órgão regulador, para que a operação fosse realizada com toda segurança necessária", disse ele
"O sucesso dessa operação endossa o Aeroporto de São Luís como uma importante base para transporte de cargas internacionais, de grande valor e peso elevado, através de uma aeronave que ainda não tinha operado no Maranhão".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.