Topo

Por que alguns homens têm barba ruiva e cabelos escuros? A ciência explica

Lionel Messi observa jogadores durante Argentina x Austrália, jogo das oitavas de final da Copa do Mundo - Kai Pfaffenbach/Reuters
Lionel Messi observa jogadores durante Argentina x Austrália, jogo das oitavas de final da Copa do Mundo Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Nicole D'Almeida

Colaboração de São Paulo

05/12/2022 12h51

Fotos do rosto do jogador de futebol Lionel Messi durante a Copa do Mundo do Qatar têm chamado a atenção por destacar uma vasta barba ruiva e cabelos bem escuros. Mas por que isso acontece? A resposta está na ciência.

O gene específico que faz o cabelo ser ruivo é o MC1R presente no cromossomo 16 — estrutura formada por moléculas de DNA e proteicas. Ele tem como função principal produzir uma proteína chamada melanocortina 1, capaz de converter o tipo de melanina responsável pelos tons avermelhados (feolmelanina) em outra responsável pelos tons pretos (eumelanina).

O MC1R é recessivo, sendo assim, é necessário que ambos os genitores carreguem o gene para que a pessoa tenha traços ruivos.

Dessa forma, quando uma pessoa herda duas versões mutantes do gene MC1R — ou seja, uma de cada progenitor —, menos feomelanina é convertida em eumelanina, explicou Petra Haak-Bloem, especialista do Erfocentrum, um centro nacional holandês de informações sobre genética e características hereditárias, à revista Vice.

"A feomelanina se acumula nas células de pigmento e a pessoa acaba com cabelos ruivos e pele clara", afirma.

E por que então o cabelo pode ser escuro?

Sgundo Haak-Bloem, a cor do cabelo é determinada geneticamente por "traços hereditários dominantes incompletos", ou seja, não existe um gene dominante, todos eles se influenciam entre si.

Então, quando é herdado somente uma mutação do gene MC1R, a barba ruiva pode (ou não) aparecer em um homem com cabelo escuro.

Sendo assim, a diferença de cor se dá quando o mesmo gene está se comportando de diversas maneiras em diferentes partes do corpo, segundo Nina Jablonski, professora de antropologia na Penn State University, em entrevista à Live Science.

Jablonski ainda diz que que o fenômeno de barba ruiva também pode ocorrer em alguns homens que, geralmente, passam dos 40 anos. Isso porque as células produtoras de pigmento no couro cabeludo e na barba têm taxas diferentes de envelhecimento.

Lembrando que o pigmento avermelhado não necessariamente aparece somente na barba e em homens. Pelos ruivos podem aparecer em outros lugares do corpo e também em mulheres.