Topo

Elden Ring ganha Jogo do Ano no The Game Awards; veja principais anúncios

Cena do jogo Elden Ring; título foi grande campeão do The Game Awards 2022 - Divulgação/Bandai Namco
Cena do jogo Elden Ring; título foi grande campeão do The Game Awards 2022 Imagem: Divulgação/Bandai Namco

Thaime Lopes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

09/12/2022 08h29Atualizada em 09/12/2022 09h27

Na noite desta quinta-feira (8) aconteceu o The Game Awards, premiação que é considerada o "Oscar dos games" por sua relevância na indústria dos jogos. Além de premiar os melhores títulos do ano, o TGA ainda é palco para grandes anúncios dos principais estúdios, como Capcom, Blizzard Entertainment e Bandai Namco.

Na categoria mais esperada da noite, Jogo do Ano, quem levou a estatueta foi Elden Ring, da FromSoftware, que foi lançado em fevereiro.

No Metacritic, site que reúne críticas de games, filmes e outros produtos de entretenimento, o título possui nota 96 de 100. Desde seu lançamento, Elden Ring já vendeu mais de 17 milhões de cópias, e é atualmente o jogo japonês multi-plataforma mais vendido da história.

Além do Jogo do Ano, a premiação também foi marcada por diversos anúncios de jogos que, em sua maioria, serão lançados em 2023. Confira os principais deles:

Novos personagens de Street Fighter 6

O próximo título da Capcom teve destaque no show de abertura do The Game Awards, com um novo trailer que revelou quatro novos personagens na franquia: Dee Jay, Manon, Marisa e JP. No vídeo de apresentação, é possível ter uma noção geral das mais recentes adições ao Street Fighter 6. Além disso, parece que o jogo terá vários minijogos e o título também contará com uma campanha single player.

Street Fighter 6 chega em 2 de junho de 2023 para PS4, PS5, Xbox Series X|S e PC.

Hades 2

Uma das maiores surpresas da noite foi o anúncio de Hades 2, a sequência do jogo de mesmo nome, lançado em 2020. O título foi um sucesso, e além de conquistar o público, também chamou a atenção da crítica - Hades se tornou o primeiro jogo da história a ganhar um Prêmio Hugo, que homenageia os melhores trabalhos de ficção científica e fantasia.

Agora, a primeira sequência do estúdio Supergiant Games terá uma protagonista mulher, e ainda seguindo o estilo roguelike.

A data de lançamento não foi anunciada, mas no The Game Awards foi dito que Hades 2 terá acesso antecipado ainda em 2023.

Star Wars Jedi: Survivor

O próximo título da franquia Star Wars chegará em 17 de março do ano que vem, mas desde já o pessoal está bem ansioso com o que vem por aí.

No TGA, um novo trailer mostrou a gameplay de Star Wars Jedi: Survivor, que acontece cinco anos depois de Fallen Order e acompanha as novas aventuras Cal Kestis. O jogo será lançado para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC.

Death Stranding 2

Outro anúncio que ninguém esperava: a sequência de Death Stranding foi anunciada durante o TGA, com direito a entrevista com Hideo Kojima, criador do jogo.

DS2 terá o retorno de alguns atores do título original, mas segundo Kojima, será maior e melhor e assim como seu antecessor, estará disponível apenas para PlayStation (dessa vez o 5, da nova geração).

A data de lançamento não foi anunciada.

Diablo 4

Com direito a uma apresentação de Halsey antes da estreia do trailer, Diablo IV finalmente ganhou data de lançamento: em 6 de junho de 2023 iremos acompanhar a história focada em Lilith, Rainha do Inferno, em seu retorno ao Santuário.

Diablo IV será lançado para PC, Xbox Series X/S, Xbox One, Playstation 4 e Playstation 5 em três edições.

Final Fantasy XVI

O novo trailer do próximo jogo da franquia Final Fantasy fechou os anúncios do The Game Awards.

No vídeo de lançamento, é possível ver que Clive Rosfield se transforma em Ifrit, confirmando teorias dos fãs.

O trailer também mostra bastante de como será a gameplay do jogo, e como a morte de Joshua, irmão de Clive, o mudará para sempre. Final Fantasy XVI chega em 22 de junho de 2023 para PlayStation 5.

Brasil nos esports

Na edição deste ano do The Game Awards, o Brasil brilhou em duas das três categorias de esportes eletrônicos.

A organização LOUD ganhou como Melhor Time de Esports com sua equipe de VALORANT - neste ano, a LOUD foi campeã Mundial da modalidade e foi a única brasileira a ser indicada nas categorias de esportes eletrônicos do TGA.

Além disso, o técnico que acompanhou a equipe na vitória, Matheus "bzka" Tarasconi, também ganhou na categoria de Melhor Técnico de Esports.

Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.