TikTok vai virar YouTube? App testa novo formato com vídeos na horizontal
Há algum tempo, o TikTok vem mudando a experiência para seus usuários e criadores de conteúdo. Depois de introduzir conteúdos mais longos, no início do ano, a plataforma está testando um novo formato de vídeos: em modo tela cheia, com o celular na horizontal.
A novidade já está disponível para contas selecionadas, de acordo com o site Tech Crunch.
Funciona assim: um botão, muito parecido com o de tela cheia do YouTube, ativa o novo modo, que gira o vídeo para a horizontal, mudando totalmente a experiência clássica do TikTok a qual estamos acostumados, com vídeos curtos na vertical.
Após aceitar vídeos de até dez minutos, expandir também o formato de exibição parece uma evolução natural. Isso pode deixar a plataforma bem parecida com o YouTube, atraindo mais criadores, principalmente aqueles que produzem conteúdos longos, do concorrente.
As alterações também podem agradar um público menos "jovem" e mais familiarizado com o modelo do YouTube. Mas não se sabe como será a recepção dos usuários já familiarizados com o formato vertical.
O TikTok é um aplicativo que se popularizou justamente pela rolagem vertical de vídeos — que inclusive foi copiado por outras empresas, como o próprio Youtube e o Instagram, que investiram muito nos Shorts e Reels, respectivamente.
O teste do TikTok para o suporte de tela horizontal segue outro teste muito esperado: um recurso de compras pela plataforma, o TikTok Shop, que já foi lançado em regiões como EUA e Indonésia. Por meio dele, usuários podem comprar produtos sem sair do appp; ainda não há data para chegar o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.