Topo

Parece mouse, mas não é: gadget mede febre e faz até eletrocardiograma

Mulher usa OHealth H1, da Oppo, para medir temperatura de garoto - Divulgação
Mulher usa OHealth H1, da Oppo, para medir temperatura de garoto Imagem: Divulgação

Nubia da Cruz

Colaboração para Tilt

15/12/2022 15h30

As famílias costumam ter um aparelho para medir pressão e um termômetro, por exemplo. A fabricante chinesa Oppo pensou numa solução integrada que faz diferentes medidas de saúde, incluindo monitoramento de sono, ascultação pulmonar e até eletrocardiograma. Com pinta de mouse, o aparelho foi batizado de OHealth H1.

O gadget foi apresentado foi exibido em um evento da marca chinesa realizado nesta quarta-feira (14) e chama a atenção justamente por ser um multiuso. Até o momento não há previsão para comercialização do dispositivo.

O H1 usa sensores e algoritmos para fornecer leituras de ECG, frequência cardíaca, oxigênio no sangue e temperatura corporal. A marca também afirma ser capaz de rastrear o sono e, por meio do contato com a pele, a Oppo diz que o H1 pode realizar auscultação cardíaca e pulmonar.

OHealth H1, da Oppo - Divulgação - Divulgação
OHealth H1, da Oppo
Imagem: Divulgação

Seu design é arredondado com esquema de cores branco e acabamento brilhante. Combinado com o peso de 95 g, a Oppo acredita que o H1 será fácil para os membros da família carregarem e usarem de forma consistente.

Em vídeo, o diretor sênior da Oppo, Ye Yuchen, disse que o dispositivo tem todos os seus sensores na parte traseira. O aparelho não requer um telefone para começar a funcionar para a maioria das funções. Você pode pegá-lo e colocá-lo na testa do seu filho, por exemplo, para obter uma leitura de temperatura.

Para monitorar os níveis de oxigênio no sangue, o dispositivo verifica a ponta do dedo, onde as amostras capilares são coletadas com mais frequência, e não os pulsos.

Já as leituras de temperatura corporal são feitas apontando uma luz infravermelha para a testa da pessoa; a empresa diz também que o mesmo sensor consegue aferir a temperatura de uma sala.

No que diz respeito à pressão arterial, o sistema foi feito em pareceria com a Omron, empresa japonesa especializada em eletrônicos para a área da saúde.

Para auscultação cardíaca e pulmonar, o H1 emprega uma pilha de sensores de cerâmica fisioelétrica proprietária que faz o H1 funcionar como um estetoscópio elétrico quando você o coloca nas costas ou no peito de alguém. O resultado é exibido via aplicativo de smartphone.