Noel de lantejoulas: IA traduz em imagens percepção de cegos sobre o Natal
Um Papai Noel com cheiro de biscoito, textura de lantejoulas e barba de algodão doce. Foi assim que pessoas cegas ou com baixa visão descreveram como eles acreditam que seja um dos símbolo do Natal mais populares.
Neste ano, a percepção sobre a data ganhou forma através da ação "Sentindo o Natal" para crianças, adolescentes e adultos atendidos pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo. Eles tiveram seus depoimentos submetidos à IA (Inteligência Artificial), que recriou o bom velhinho e outras descrições sobre a data comemorativa.
Como funciona
A iniciativa faz parte da plataforma Adote um Áudio, que pelo terceiro ano consecutivo substitui as cartinhas escritas para Papai Noel por áudios.
Para traduzir os sentimentos, foram captados depoimentos de mais de 60 histórias narradas por crianças, jovens e adultos atendidos pela fundação, que relataram como é o Papai Noel na concepção deles.
O resultado foi criado a partir da plataforma do Midjourney, centro de pesquisa que produz um programa de inteligência artificial. O funcionamento é parecido com o já popular DALL-E da OpenAI.
Com o uso da inteligência artificial, foi possível traduzir o que o Natal significa para eles através de características sensoriais. (...) Eles relataram as mais variadas características, desde um cheiro de biscoito ao formato fofo de um morango. Thiago Lacorte, diretor de criação da campanha
Lacorte destacou que a tecnologia também pode ser utilizada para traduzir outros sentimentos de pessoas cegas ou com baixa visão.
'Fiquei emocionada'
Uma das percepções traduzidas em imagem é da pequena Luiza Uttembergue, de 7 anos, que ficou empolgada com a experiência. A mãe dela, Thalita Uttembergue, se emocionou com a possibilidade de entender a forma como a filha sente o Natal.
Fiquei bastante mexida em ver as imagens vividas e bonitas. Thalita Uttembergue
"Nós, que enxergamos, já possuímos uma imagem predefinida de como é o Papai Noel, mas cada um deles têm uma concepção única de como ele é", completou.
Adote um áudio
Para participar, basta acessar o link, escutar as histórias disponíveis e, para aquela que mais se identificar, clicar em "adotar", que automaticamente será redirecionado para o check out via PayPal.
Além a adoção dos áudios, que podem se esgotar conforme os apadrinhamentos, as pessoas conseguem fazer uma contribuição financeira para a entidade. Neste caso, a pessoa será direcionada para atividades e atendimentos gratuitos prestados pela Fundação Dorina, ao longo de todo o próximo ano.
A campanha de "cartinhas via áudio" foi criada pela agência Lew'Lara\TBWA, e contou com a parceria da Produtora Pancs, Cabaret Audio e Eletromídia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.