Topo

ISS faz manobra de emergência para evitar colisão com antigo foguete russo

Estação Espacial Internacional (ISS) teve que fazer manobra para se desviar de lixo espacial - Nasa
Estação Espacial Internacional (ISS) teve que fazer manobra para se desviar de lixo espacial Imagem: Nasa

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, no Recife

22/12/2022 16h25

Por pouco, a Estação Espacial Internacional (ISS) não sofreu, pela segunda vez neste mês, um impacto na órbita da Terra. Um grande lixo espacial russo, parte de um antigo foguete chamado Fregat-SB, estava em rota de colisão e passou "raspando" nela.

Foi possível desviar a tempo, mas manobra causou o adiamento de uma caminhada espacial (quando os astronautas fazem serviços do lado de fora da estação), que estava inicialmente programada para esta quarta-feira (21), e acabou sendo realizada hoje.

Há uma semana, um micrometeorito atingiu a espaçonave Soyuz, que está atracada na ISS, provocando um grande vazamento no setor de resfriamento. O incidente, que também chegou a atrasar uma caminhada espacial, ainda está sendo investigado; suspeita-se que tenha havido um impacto de meteoroide.

Para evitar um problema semelhante, a Nasa estava monitorando de perto o pedaço de foguete russo nos últimos dias. Mas ele teve uma mudança repentina de rota e o alerta "vermelho" de proximidade chegou em cima da hora — mais precisamente, quando os astronautas Frank Rubio e Josh Cassada estavam se preparando para sair pela escotilha e iniciar a "spacewalk".

A ISS fez uma manobra de emergência para se afastar e, mesmo assim, o detrito passou a apenas 250 metros dela. "A tripulação nunca esteve em perigo imediato", enfatizou a Nasa em um comunicado.

A nave de carga russa Progress, que também está atracada lá, foi utilizada para fazer a operação. Seus propulsores foram acionados por um pouco mais de 10 minutos, "para fornecer ao complexo uma medida extra de distância da trilha prevista para os destroços".

Caminhada transmitida ao vivo

Durante toda a manhã e tarde desta quinta-feira (22), a caminhada espacial, para instalação de novos painéis solares para geração de energia na ISS, foi transmitida ao vivo. Durou cerca de oito horas.

"Rubio (vestindo o traje com listras vermelhas) e Cassada (vestindo o traje sem identificação) fazem parte da missão SpaceX Crew-5 que chegou à estação em 6 de outubro de 2022. Esta é a terceira 'spacewalk' de ambos os astronautas", disse a Nasa em seu canal do Youtube.

Assista:

Muito lixo espacial em órbita

Além das duas ocorrências este mês, em outubro deste ano outros detritos espaciais russos também entraram em rota de colisão com a estação espacial internacional, que precisou desviar.

Segundo a Nasa, este tipo de lixo espaço espacial é relativamente comum, já que os restos de todos os foguetes, satélites e outros equipamentos espaciais não mais utilizados ficam à deriva na órbita da Terra. O que, inclusive, está se tornando um problema preocupante.