Celular na mesma rede de TV Box pirata pode ser invadido, diz Anatel
A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) alerta que um celular na mesma rede de internet com uma TV box pirata pode ser invadido por terceiros.
A conclusão está num relatório que o órgão publicou recentemente com testes de aparelhos não regulamentados.
TV boxes pirata são aqueles aparelhos que prometem acesso a múltiplos canais e filmes liberados de graça ou pagando uma mensalidade muito mais abaixo das praticadas pelas operadoras de TV.
Em uma prova de conceito feita por técnicos da agência em uso residencial, em que a TV box pirata foi conectada na internet de casa com outros aparelhos - como celulares, tablets e computadores - eles concluíram que equipamentos conectados a mesma rede:
- Podiam ter captura estática da tela (screenshot ou print screen) ou gravada;
- Podiam ter apps executados remotamente
Isso tudo ocorre, segundo relatório da agência, sem que o usuário pudesse perceber.
Na prática, este tipo de ataque permite que cibercriminosos possam obter dados e informações de usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilham a mesma rede.
Vale ressaltar que os estudos da agência foram feitos em conjunto com a ABTA (Associação Brasileira de TV por assinatura) e Ancine (Agência Nacional de Cinema).
Combate às TV boxes piratas
A Anatel tem feito várias ações para tentar combater a proliferação de TV boxes pirata. Foram retirados do mercado mais de 1,2 milhão de unidades nos últimos cinco anos.
Quem comercializa dispositivos e oferece serviços clandestinos pode ser enquadrado em crimes contra a propriedade intelectual e concorrência desleal, podendo resultar em detenção de três meses a um ano, ou multa.
O que pode e o que não pode
A premissa da TV box pirata é fornecer muitos canais e filmes a preço baixo ou gratuito.
É importante não confundir com outros dispositivos do mercado, como TV boxes e dongles (sticks), que quando conectados à TV permitem acesso à internet e apps de streaming.
Apple TV e Mi Box são exemplos de TV boxes que possibilitam baixar pps e ver canais de streaming.
Operadoras também têm opções do tipo, como a Claro, com a Claro TV+ — a diferença é que o serviço fornece canais abertos e fechados pela internet (IPTV), além de apps de streaming.
Os dongles (ou sticks) são uma espécie de pendrive colocados em portas da TV que possibilitam acesso à internet e apps de streaming. Exemplos: Chromecast (Google), Roku Streaming Stick, Mi TV Stick (Xiaomi) E Fire TV Stick (Amazon).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.