Risos e flerte: como foi ano dos brasileiros, segundo emojis usados em 2022
Não importa se a troca de mensagens é entre pessoas da geração Z ou baby boomers: o fato é que 98% dos brasileiros utilizam emojis em suas conversas virtuais, segundo um estudo da plataforma Discord divulgado este mês. E a escolha pelo tipo de figurinha varia conforme o humor do país e com os acontecimentos do ano.
Em época de campeonato mundial de futebol, com a participação da seleção brasileira na Copa do Qatar, e de eleições presidenciais, o símbolo BR (ou a bandeira do Brasil, a depender da plataforma) se destacou no sétimo lugar entre os 10 emojis mais usados em 2022, de acordo com levantamento da plataforma de gerenciamento de redes sociais BuzzMonitor.
Essa figurinha saiu da posição 31, especialmente pelo uso no segundo semestre do ano, já que na pesquisa divulgada em julho ela não aparecia entre as mais utilizadas.
Ao todo, o estudo coletou e analisou mais de um 1,26 bilhão de emojis em 2022.
Afeto e falta dominaram o espírito dos brasileiros
A esperança de dias melhores manteve no topo do ranking o coração vermelho e ainda a carinha "chorrindo" (chorando de tanto rir), com 331 milhões de menções só em 2022 — além da carinha "rolando e chorando de tanto rir".
"Esses destaques revelam que graça, na internet, é um assunto sério e as pessoas parecem não querer deixar espaço para dúvidas quando o assunto é risada", avaliou o BuzzMonitor.
Talvez seja por isso que o tradicional smile (uma figurinha de menor ênfase na alegria) tenha saído da lista das mais utilizadas.
O emoji de seringa, bastante usado em 2021 devido à campanha de vacinação contra a covid-19, perdeu espaço nesta versão do estudo, já que o assunto deixou de ser um viral nas redes sociais.
Outra carinha que deixa de compor o ranking das melhores colocadas são os olhos virados para cima (eye roll), que demonstra desapontamento e falta de paciência.
Seguindo a tendência da afetividade, emojis que contêm coração de maneira geral também foram destaques na análise realizada pela plataforma e apareceram em conversas digitais mais de 210 milhões de vezes.
Emoji de fogo
Outros emojis de demonstração de afeto também apareceram na lista de figurinhas mais utilizadas, como o de foguinho, usado tanto para indicar flerte quanto para indicar algo quente (ou picante?).
Conforme a BuzzMonitor, ele foi o sexto emoji mais utilizado este ano, com 37,3 mil ocorrências.
"Outros destaques foram as mãos em oração e os aplausos, inseridos como símbolo de gratidão e reconhecimento. Ambos aparecem entre os top 10 mais bem colocados", indica o estudo.
Emojis para organizar textos
A pesquisa mostrou ainda que os emojis são utilizados também para melhorar a qualidade da comunicação e deixá-la mais efetiva e clara, além de dar um tom de leveza ao texto.
Por exemplo, as figurinhas classificadas como "organizadoras de texto" também foram bastante exploradas pelos usuários neste 2022.
Bullet points, sinal de check, pontos no mapa, setas e mãos de indicação e orientação têm sido linguagens muito expressivas na internet.
Segundo a BuzzMonitor, essa categoria de emojis chegou a quase 110 milhões de usos este ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.