Topo

Canal Coisa Nossa é usado para divulgar falsa live de Elon Musk; entenda

Golpista se aproveitam da imagem Musk, que já foi utilizada em golpes anteriores, para divulgar fraude - Hannibal Hanschke/Reuters
Golpista se aproveitam da imagem Musk, que já foi utilizada em golpes anteriores, para divulgar fraude Imagem: Hannibal Hanschke/Reuters

De Tilt, em São Paulo

03/01/2023 15h18Atualizada em 03/01/2023 15h23

O canal do YouTube Coisa Nossa, com 2,16 milhões de inscritos e ligado ao Guaraná Antarctica, aparentemente foi alvo de um ataque hacker nesta terça-feira (03). Uma live começou a ser exibida como um falso anúncio de que bilionário Elon Musk deixaria o Twitter, empresa que comprou há alguns meses.

O nome e a imagem do perfil do canal também chegaram a ser substituídos para Tesla Cars — um nome similar, mas não igual ao da oficial, @TeslaMotors — e um logotipo da empresa de carros de Musk.

O vídeo com a live não está mais disponível. Possivelmente, foi derrubado pelo YouTube.

O que rolou?

A live, intitulada "Elon Musk: I'm resigning as the Ceo of Twitter" ("estou deixando a liderança do Twitter, em tradução livre"), contava com descrições de acontecimentos recentes na empresa, como a enquete sobre a saída do empresário.

Termos como o "futuro das Cripto" (criptomoedas) e "o que acontecerá com o Bitcoin?" — assuntos que Musk já se pronunciou anteriormente — também constavam na descrição da transmissão.

Durante a exibição das imagens, um print de um suposto tuíte fixo exibia o perfil de Musk dizendo "This QR code is going to change your life" ("Este QR Code irá mudar a sua vida", em tradução livre), como Tilt pode acompanhar.

O código levava a outro site, numa estratégia bem comum desse tipo de golpe para criminosos conseguirem fazer vítimas.

As ações mais comuns são o direcionamento para páginas (URLs) que podem aplicar golpes de phishing (para roubar dados pessoais ou dinheiro) ou instalar um programa malicioso no dispositivo usado pela pessoa.

A transmissão chegou a um público de 2.756 espectadores até ser derrubada do ar.

Canal Coisa Nossa teve o logo alterado para o símbolo da Tesla - Reprodução - Reprodução
Canal Coisa Nossa teve o logo alterado para o símbolo da Tesla
Imagem: Reprodução

Musk não deixará o Twitter

Pelo menos, não hoje. Não há nenhuma informação oficial.

Elon Musk não se manifestou nas redes sociais sobre o assunto e tampouco tuitou uma mensagem com QR Code. Seu tuíte mais recente é do último domingo (1º).

A transmissão falsa era, na verdade, um loop de uma entrevista realizada em 2018 pelo youtuber de tecnologia, Marques Brownlee, em que o empresário comentava sobre o futuro da Tesla, empresa que também é dono e CEO.

Tilt entrou em contato com os administradores do canal Coisa Nossa e com o YouTube, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O texto será atualizado conforme os dois se manifestarem.