Celular travando? Como resolver o problema com 7 dicas caseiras
Quando o celular trava a todo momento, isso pode atrapalhar a vida da pessoa. Mesmo com modelos mais recentes, com apenas um ou dois anos de uso, o sistema operacional pode dar defeito durante o uso dos aplicativos ou ferramentas do dia a dia.
Memória cheia ou mau uso podem ser algumas das razões, mas podem existir ainda mais motivos para esse problema. Se o seu aparelho está travando muito, confira algumas dicas do que fazer para tentar destravar o celular em casa.
Celular travando: como resolver o problema
1 - Reiniciar o aparelho
O primeiro passo para que o celular fique menos lento é reiniciando o aparelho. Essa medida, que não exige esforço vai fechar aplicativos e pode deixar o aparelho mais ágil. Outra forma de deixar o aparelho mais rápido é encerrando os aplicativos ao longo do dia.
Para isso, você precisa jogar as telas para cima, o que pode já ajudar com o problema de lentidão.
2 - Limpar fotos, arquivos e vídeos
Outra dica importante é limpar a memória cache, que é o armazenamento de acesso rápido, com dados usados pelo processador. Como esses arquivos ocupam muito espaço, é importante sempre limpar essa memória, porque assim você consegue ganhar mais memória no celular, melhorando a lentidão e o travamento do mesmo.
Outra dica é apagar da memória as fotos e vídeos. Mas para não perder nada de importante, transfira as fotos para o seu computador. Ou mude a opção de salvamento das fotos para o Google Fotos - no caso do iPhone, faça o backup das suas fotos no iCloud.
3 - Tirar animações e efeitos especiais
Outra forma de deixar o celular menos lento é desabilitando papéis de parede ou aplicativos muito animados que prejudiquem o desempenho do seu celular. E para economizar ainda mais bateria, opte por papéis de parede escuros.
4 - Apagar os aplicativos não utilizados
Confira os aplicativos que você não usa mais e os desinstale. Além de ocupar espaço no armazenamento, eles também podem causar lentidão no aparelho. Outra solução para esse problema, caso você não queira apagar o aplicativo, é procurar a versão menos pesada, chamadas de Lite.
5 - Manter o celular atualizado
As atualizações do sistema operacional do celular, além de trazer novidades do widgets do aparelho, também trazem melhoras no funcionamento e na segurança. Então se tem uma atualização disponível no dispositivo, é porque a marca acredita que o aparelho aguente o upgrade. Além disso, nem sempre significa que uma nova versão é uma mais pesada.
6 - Limpar o WhatsApp
Todos os dias, o Whatsapp recebe várias fotos, vídeos, figurinhas e mensagens, o que utiliza muita memória do celular, podendo deixar o aparelho mais lento e travando em alguns momentos.
Para que isso não ocorra, apague todas as conversas que não precisam ser guardadas e também limpe as mensagens dos grupos que não estão mais em atividade. Após seguir essa etapa, vá na aba de Configurações do aplicativo, Armazenamento e Gerenciar Armazenamento para apagar itens recebidos.
7 - Voltar com as configurações originais
Se mesmo depois de todos os passos o seu celular ainda travar, a última opção é restaurar o aparelho. Essa medida é feita para eliminar qualquer que sejam os erros que aconteçam, mas o sistema vai apagar tudo, deixando o celular apenas com os aplicativos originais.
Aplicativos como o de mensagens, delivery, redes sociais, transporte serão apagados e você terá que baixar tudo novamente. Caso essa seja a saída, se certifique que fez todos os backups necessários para não perder nada importante.
Fontes
Lojas autorizadas da Apple e Samsung no Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.