CES 2023: esta empresa quer que você faça xixi num dispositivo inteligente
Leticia Marques
Colaboração para Tilt, em São Paulo
04/01/2023 14h44
A empresa norte-americana Withings, conhecida por fabricar relógios inteligentes, está lançando o U-Scan, um dispositivo de 90 milímetros capaz de monitorar a saúde do usuário pelo xixi, como se fosse um exame de urina diário.
A novidade é destaque da CES 2023, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece nesta semana em Las Vegas.
Como funciona
- O dispositivo pode ser inserido em qualquer parte do vaso sanitário.
- Ele funciona com cartucho descartável e um leitor com sensor térmico, que diferencia a urina da água do vaso.
- A pessoa não precisa fazer nada. É só fazer o xixi e o leitor coleta uma amostra para ser analisada.
- Os resultados são enviados via wi-fi para o aplicativo da empresa.
- Nesse processo, o cartucho usado é descartado e um outro entra no lugar. Assim, outras coletas podem ser realizadas em dias diferentes.
O xixi diz muito sobre a pessoa
Segundo o CEO da Withings, Mathieu Letombe, a escolha de um dispositivo que monitora a urina se deu, pois o xixi possui "toneladas de informações sobre a sua saúde diária", afirmou ao site The Verge. Além disso, é menos invasivo do que um exame de sangue — e mais prático do que os atuais exames de urina com o tradicional potinho.
Inicialmente, os cartuchos utilizados no U-Scan serão o Cycle Sync e o Nutri Balance, contendo 100 testes em cada um, podendo durar até três meses, segundo a empresa.
O Cycle Sync mede o pH (potencial hidrogeniônico), para ver como está a hidratação do usuário.
O LH (hormônio luteinizante) também é monitorado. Nas mulheres ele ajuda a detectar em qual período menstrual ela se encontra e como está o seu nível de ovulação. Nos homens mede a fertilidade, resume o site The Verge.
O Nutri Balance, além de medir o pH, identifica também o nível de cetonas, ácido produzido pelo corpo humano e que pode indicar a saúde metabólica da pessoa.
Segundo a empresa, os usuários podem receber dicas para melhorar a saúde com base nos resultados recebidos no dispositivo.
O U-Scan demorou quatro anos e 13 patentes para ser desenvolvido. O leitor é recarregado via USB-C e vem com um par de luvas para contaminação e contato com a urina.
Nos Estados Unidos, a empresa aguarda liberação de órgãos regulatórios. Quem mora na Europa poderá comprar o leitor e os cartuchos no segundo trimestre deste ano por 499,95 euros (quase R$ 2.895 na versão sem impostos).