Topo

Galaxy S23: tudo o que sabemos sobre o futuro celular da Samsung

Galaxy S23 teria imagem de modelos vazadas na internet - Reprodução/Twitter/@AhmedQwaider888
Galaxy S23 teria imagem de modelos vazadas na internet Imagem: Reprodução/Twitter/@AhmedQwaider888

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt, no Rio

04/01/2023 11h10

A nova geração de celulares avançados da Samsung deve ser anunciada em fevereiro. E rumores sobre como a linha Galaxy S23 e Galaxy S23+ já estão circulando por aí.

Uma das principais apostas é o dobro do armazenamento do atual Galaxy S22. Segundo o site de tecnologia Tom's Guide (que costuma trazer vazamentos sobre celulares), os modelos básicos já viriam com 256 GB. Se isso for confirmando, dará vantagem frente ao concorrente, o iPhone 14, da Apple, que começa com 128 GB.

A geração anterior teve três modelos: Galaxy S22, Galaxy S22+ e Galaxy S22 Ultra (com maior tela).

O que o Galaxy S23 pode ter de configurações:

  • Tela de 6,1 polegadas e resolução de 2340 x 1080p FHD+
  • Memória a partir de 256 GB
  • Câmera de 200 MP de resolução
  • Leitor de impressão digital na tela Qualcomm 3D Sonic Max
  • Comunicação via satélite para áreas remotas
  • Anéis de metais ao redor da câmera
  • S23 Ultra deve continuar com bateria de 5.000 mAh

As pré-encomendas do Samsung Galaxy S23 podem ser iniciadas no dia 1º de fevereiro — data prevista para o evento do Galaxy Unpacked — para quem já quiser garantir o novo modelo, segundo o site.

A venda oficial deve acontecer cerca de duas semanas depois do evento, em meados de fevereiro — por volta do dia 17 — nos EUA.

Leitor de impressão digital

O leitor de impressão digital de toda linha S23 pode ser renovado também. De acordo com fontes do Tom's Guide (via Twitter RGcloudS), os celulares trariam o mais recente sensor da Qualcomm 3D Sonic Max.

A vantagem é que ele ocupa uma área 17 vezes maior do que os atuais, o que permite a digitalização de várias impressões de uma só vez — dando um upgrade na segurança de desbloqueio.

Comunicação via satélite

Os aparelhos também podem ter comunicação especial via satélite, utilizada para enviar mensagens de emergência em áreas remotas ou sem sinal de celular. A novidade viria para fazer frente ao rival da Apple, que introduziu o SOS de Emergência no iPhone 14.

Segundo relatórios divulgados pelo site coreano ET News, a tecnologia é resultado da possível parceria da Samsung com a Iridium Communications, empresa dona de 66 equipamentos de órbita baixa, capazes de fornecer esse tipo de contato de emergência.

Design

O irmão maior da família, o Galaxy S23 Ultra, pode ter mudanças no design. Segundo os rumores, ele virá com anéis de metal mais robustos ao redor das câmeras e uma tela mais plana. Essa mudança faria sentido, frente às reclamações de usuários que apontaram um mau funcionamento da caneta S Pen no display mais curvo.

Outra alteração em potencial para o Ultra é o peso, que pode aumentar devido a peças metálicas extras.

Já o S23 e S23+ devem manter uma estrutura semelhante ao antecessor, o S22. O criador de conteúdo Ahmed Qwaider, que costuma vazar informações sobre lançamentos de tecnologia, deu uma dica de quais cores podem chegar na nova linha: com o preto, verde, lavanda e bege. Ou seja, segundo tuíte, não teriam modelos rosados, dourados ou brancos.

Isso vai contra um rumor anterior publicado pelo SamMobile, que apontava as cores principais do Galaxy S23 como ouro ou rosa dourado, Galaxy S23 Plus em rosa e do S23 Ultra em verde.

Tela

A tela do Galaxy S23 pode chegar com 6,1 polegadas e resolução de 2340 x 1080p (FHD+). A qualidade de imagem se mantém no S23+ integrando um display maior, com 6,6 polegadas.

Já o S23 Ultra pode ser lançado com uma tela de 6,8 polegadas e resolução de 3088 x 1440p (Quad HD+). Vale lembrar que essas são as especificações dos modelos atuais, sem grandes mudanças.

Câmera

Os fãs da Samsung estão ansiosos com a possibilidade do Galaxy S23 Ultra ser construído com uma câmera de 200MP — frente aos atuais 108MP do Galaxy S22 Ultra.

Isso pode ser possível por conta do novo sensor da Samsung, que supostamente será o ISOCELL HP2 e promete superar os do modelo atual. Se a mudança se tornar realidade, será o maior salto na fotografia da Samsung em 5 anos.

O vazador Ice Universe chegou a publicar no Twitter que é quase certo de que a câmera venha com essa capacidade, adicionando uma abertura maior de f/1.7 para capturar mais luz — o que ajuda principalmente em fotografias noturnas.

Para quem está curioso, a Samsung publicou no ano passado um vídeo oficial exibindo a potência do ISOCELL Image Sensor de 200MP, que promete trazer mais detalhamento nas fotos. No conteúdo, a imagem de um gato é impressa e pendurada em um painel gigante na lateral de um prédio.

O Galaxy S23 e o S23+ podem ser fabricados com uma câmera selfie com resolução de 12MP — pouco maior do que a atual no S22, com 10MP.

Sobre os vídeos, é possível que os celulares sejam integrados com um modo de captura de 30 quadros por segundo em 8K.

Desempenho e bateria

Por dentro, a família Galaxy S23 pode ter o processamento do novo chip Snapdragon 8 Gen 2 com overclock — método que aumenta o desempenho além dos padrões de fábrica.

A tecnologia foi apresentada em novembro do ano passado pela fabricante. Ela traz melhorias de processamento e economia de energia, frente ao modelo da primeira geração, e integra um mecanismo de IA (Inteligência Artificial) mais avançado.

Sobre o armazenamento, os rumores são os seguintes:

  • 256 GB para os modelos básicos do Galaxy S23 e S23+, mantendo o tamanho da memória RAM em 8 GB.
  • S23 Ultra chegaria com configurações de 12 GB de RAM e espaço de 256 GB, 512 GB e 1 TB para salvar arquivos.

Sobre a carga, especialistas apontam:

  • S23 Ultra permaneceria com 5.000 mAh -- o que deve ser otimizado graças ao novo chip Snapdragon que promete poupar energia.
  • S23 promete sair de 3.700 mAh para 3.900 mAh.
  • S23+ deve ir para 4.700 mAh -- em comparação aos 4.500 mAh do S22+.