CES 2023: Tecnologia de carregamento de bateria da Apple chegará ao Android
A Wireless Power Consortium (WPC) anunciou durante a feira CES 2023 a nova tecnologia sem fio para carregamento de celulares Android: o Qi2. A novidade contará com o padrão MagSafe, de propriedade da Apple.
Essa mudança fará com que os smartphones Android se tornem compatíveis com acessórios da Apple, unificando o padrão de carregamento sem fio.
O principal objetivo com o Qi2, segunda geração de carregamento do tipo, é acabar com desalinhamento entre o ponto de carga do celular e do carregador.
Assim, ele garantirá que o dispositivo se alinhe automaticamente com o bloco de carregamento usando ímãs integrados para maior eficiência de energia e velocidades — ajudando a prolongar a vida útil da bateria do smartphone.
Paul Golden, diretor de marketing da WPC, confirmou que o Qi2 inicialmente suportaria velocidades de carregamento de até 15W — o mesmo que o Qi (geração anterior).
Assim que o padrão for finalizado, eles começarão a trabalhar em uma versão com maior potência.
A expectativa é que os primeiros telefones e carregadores compatíveis para o Qi2 cheguem ao mercado até o final deste ano.
Tecnologia Qi
A tecnologia de carregamento Qi não é nova e existe no mercado há 10 anos. No entanto, esse padrão causa confusão entre os consumidores que têm dificuldade em entender quais dispositivos são compatíveis com a tecnologia.
Além disso, há outra questão: o dispositivo deve estar alinhado corretamente na plataforma de carregamento para que ele seja iniciado, caso contrário, o carregamento não é feito.
Por isso, com o apoio da tecnologia MagSafe da Apple e de outras fabricantes, a WPC criou um padrão que pode ser usado para o carregamento de qualquer dispositivo, independentemente da marca e que se encaixa com mais facilidade.
*Com informações AndroidPolice
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.