Golpistas invadem conta no Mercado Livre e dão prejuízo de R$ 300 mil
Um falso anúncio de venda do videogame PlayStation 5 pela metade do preço causou um prejuízo de cerca de R$ 300 mil para um vendedor que trabalha com a plataforma Mercado Livre. Golpistas invadiram a conta dele após roubarem o número do celular, no que aparentemente foi um ataque de SIM-Swap, o golpe de portabilidade. O caso ocorreu no final do ano passado e, de acordo com a vítima, foi solucionado na tarde desta quinta-feira (5) após a grande repercussão.
Segundo o vendedor de 37 anos, que pediu para não ser identificado, a situação começou em 29 de dezembro. Os golpistas conseguirem efetivar a transferência de seu número do celular, da operadora Vivo, para outro chip. Em posse dele, conseguiram acesso a outras informações.
Ao todo, há registro de cerca de 10 protocolos de atendimento abertos pelos criminosos, nos quais foram alterados o endereço do cliente, modalidade de pagamento para pré-pago, entre outros.
Naquele mesmo dia, o vendedor recebeu uma notificação da plataforma de comércio de uma movimentação de R$ 1,4 mil. Ele então informou que a operação não foi efetuada por ele e pediu o bloqueio da conta. O mesmo pedido foi feito para outros apps.
Conta não foi bloqueada
No dia seguinte, o vendedor voltou a entrar em contato com o Mercado Livre para verificar o status do problema. Ele recebeu a resposta de que: a solicitação estava em análise.
"Já que está tudo bloqueado, eu pensei: 'vamos dormir e ver no sábado (31), quando vence o prazo [de 48 horas do Mercado Livre para a resposta]", contou.
Porém, no sábado, o vendedor observou que a conta na plataforma estava ativa. Nesse momento também descobriu que existia um anúncio do PlayStation 5 por R$ 2,5 mil.
Em operação há dois anos no Mercado Livre, a loja dele é voltada para produtos em couro e não vende eletrônicos.
"A primeira venda foi dia 30, próximo das 22h e ficaram vendendo na madrugada toda, até as 14h do dia 31", conta a esposa do vendedor, de 45 anos, que auxilia na empresa.
Ao todo, R$ 300 mil foram movimentados com o anúncio falso do videogame. E, a cada venda, os golpistas solicitaram a antecipação do dinheiro - uma forma de fazer com que os vendedores recebam os valores de forma mais rápida, mediante o pagamento de uma taxa.
Ou seja, o valor foi sacado da plataforma indevidamente, relatam os entrevistados.
O prejuízo
"Quando recuperei acesso a conta, falei para o Mercado Livre, que reconheceu a fraude para o videogame. Só que eles estornaram os compradores. A dívida ficou para mim. Estou numa situação que não sei o que fazer", conta o vendedor.
A família precisou ainda solicitar a troca do email cadastrado no Mercado Livre, já que o anterior foi hackeado. Para isso, a vítima precisou fazer uma foto segurando a CNH para confirmar sua identidade ao site.
O problema é que a empresa acabou mandando uma cópia do documento para o antigo email cadastrado. Ou seja, o que estava em posse dos golpistas, segundo o vendedor.
"A sensação é de tudo que a gente tem construído nos últimos anos tem se destruído, foi para o ralo", afirma esposa. "A gente não consegue descansar um minuto desde o dia 29. A gente está com o computador o tempo todo ligado, monitorando."
Por conta dos bloqueios nas contas, fornecedores já não estão sendo pagos. No dia 29, a família deixou de pagar R$ 9 mil para um deles.
O que dizem as empresas
A Vivo informou que vai instaurar um procedimento administrativo para apurar o ocorrido. Veja a nota completa abaixo:
"A Vivo informa que preza pela relação de transparência junto a seus clientes e irá instaurar processo administrativo para apurar o ocorrido. A empresa ressalta que investe de forma recorrente, em conformidade com a legislação vigente, em diversas tecnologias de segurança e prevenção a fraudes para proteção de seus clientes. A companhia reforça ainda que mantém uma página em seu site com orientações sobre golpes e esclarecimentos de procedimentos com o objetivo de alertar aos usuários de internet e de serviços digitais para tentativas de fraude que possam ocorrer no ambiente digital e esclarecer sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar golpes e problemas resultantes dessas fraudes."
Já o Mercado Livre disse que, assim que soube do ocorrido, iniciou "rigorosa apuração sobre o caso". A empresa não entrou em detalhes sobre os erros da plataforma apontados pelos entrevistados.
Confira a nota completa abaixo:
"O Mercado Livre informa que, assim que acionado pelo usuário, tomou conhecimento de que ele teve o número do celular roubado e que os dados da conta foram acessados, iniciando rigorosa apuração. Após indícios de fraude cometida por terceiros, a empresa atuou rapidamente para apoiar o usuário na reabilitação da sua conta, que foi bloqueada por segurança. Além disso, a empresa informou o usuário que, por liberalidade, realizou o abatimento integral da dívida gerada em decorrência da fraude sofrida por ele.
A empresa recomenda que, a fim de evitar danos causados por terceiros decorrentes de roubo, furto ou perda do celular, seja feita a imediata troca da senha de acesso da conta, que pode ser feita pelo site, bem como o contato com a operadora telefônica para bloqueio do aparelho e chip.
Associado ao seu investimento na segurança dos seus ambientes e serviços digitais, a empresa orienta ainda que seus usuários nunca compartilhem dados pessoais e, no caso de algum incidente que os deixem expostos, recomenda acionar assim que possível os canais de atendimento para que medidas de segurança adicionais sejam adotadas. Caso receba alguma comunicação fora dos canais oficiais, ignore e, em caso de dúvidas, volte a entrar em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento. É recomendável também ficar sempre atento ao remetente das mensagens e desconfiar de abordagens que demandam respostas rápidas ou que a resposta seja dada ao clicar em links desconhecidos."
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