Topo

SmartThings Station: carregador sem fio também controla casa conectada

Smarthings Station, da Samsung, é uma central para casa conectada - Divulgação
Smarthings Station, da Samsung, é uma central para casa conectada Imagem: Divulgação

De TIlt*, em Las Vegas

05/01/2023 08h37

A essência de uma casa conectada ter diferentes aparelhos que conversam de forma integrada, como geladeira, fogão, lâmpadas, alto-falantes. O problema é que muitas marcas costumam exigir que você tenha produtos só feitos por ela, o que limita a escolha do consumidor.

Isso está começando a mudar, segundo uma tendência observada na CES 2023, maior feira de tecnologia do mundo. A Samsung é uma dessas empresas. Ela anunciou ontem (4) seu novo dispositivo: SmartThings Station, que funciona como um tipo de estação de controle.

O gadget em si é um retângulo com um botão e serve também como um carregador sem fio com potência de 15W — quando estiver de bobeira, basta colocar o celular ou fones de ouvido sem fio compatível sobre ele para carregá-lo.

A vantagem do SmartThings Station é o fato de ele ser compatível com o Matter, um padrão de conectividade que permite que aparelhos de marcas participantes da aliança de mesmo nome conversem entre si. Fazem parte desse grupo gigantes como Amazon, Apple, Google, Samsung, Huawei entre outros.

Como fica na prática?

Na prática, você pode ter na sua casa câmeras da Amazon (ainda não são vendidas no Brasil, mas nos EUA a marca tem) sendo administradas pelo app Smarthings, da Samsung.

O mesmo pode correr com o climatizador Nest (gadget do Google que funciona como um termostato inteligente, também não disponível no Brasil) possa ser controlado pelo app HomeKit, da Apple.

Uma vez instalado, o SmartThings Station consegue reconhecer dispositivos compatíveis, sem a necessidade de perder tempo com configurações complexas, segundo a marca.

Ele permite a configuração de cenas. Por exemplo, dá para criar uma regra durante a noite para que as luzes inteligentes da casa reduzam a luminosidade para induzir ao sono.

Se a pessoa está se exercitando em casa, é possível criar uma cena que reduz a temperatura do ar-condicionado.

O botão mencionado acima do SmartThings Station serve para acionar as diferentes cenários— isso também pode ser feito via smartphone.

A função de carregar um telefone também pode ser uma forma de acionar uma cena. Durante a apresentação do gadget, uma pessoa colocava o smartphone para carregar a noite, e o SmartThings Station automaticamente ativa a cena de "Boa noite", que desliga as luzes e tranca as porta de casa.

O Smarthings Station não tem previsão para chegar ao mercado brasileiro. Nos EUA, ele começará a ser vendido em fevereiro com preço sugerido de US$ 60 (cerca de R$ 326).

*O jornalista viajou a convite da Samsung