Topo

2023 vai ser um baita ano para quem gosta de TV com alta tecnologia em tela

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt*, em Las Vegas (EUA)

05/01/2023 10h15Atualizada em 05/01/2023 14h15

Para quem gosta de TVs sofisticadas, 2023 promete ser lindo. Isso porque duas das principais marcas que atuam no Brasil terão pela primeira vez modelos Oled, uma das tecnologias mais avançadas de tela, concorrendo entre si.

A mudança vai acontecer graças à estreia da Samsung nessa categoria de televisão; a LG, que domina essa tecnologia há anos, terá todo um portfólio: Oled Z 8K, Oled Evo C3 e Evo G3. Os anúncios foram realizados na CES 2023, maior feira de tecnologia do mundo que acontece nesta semana em Las Vegas.

Ainda não há data específica para o lançamento dos modelos, mas ambas empresas prometeram trazê-las para o mercado nacional ainda em 2023.

Entendendo o Oled

Trata-se de uma tecnologia em que os pixels da tela se autoiluminam.

Quando uma TV Oled exibe uma cena de escuridão, os pixels ficam apagados. Isso causa um contraste maior na imagem, dando maior riqueza de detalhes.

Em comparação, outras tecnologias sempre contam com algum tipo de luz de fundo. Então, em cenas escuras (ainda mais quando se assiste em uma sala com pouca iluminação), a imagem de escuridão fica levemente iluminada.

Em ordem de qualidade de imagem, as tecnologias das TVs ficam mais ou menos assim:

  1. Qled
  2. mini-LED com pontos quânticos (Neo Qled e D-Led)
  3. Led com pontos quânticos (Qled e quantum dot)
  4. Led

Por que importa?

TV Oled de  65 polegadas da Samsung - Guilherme Tagiaroli/Tilt - Guilherme Tagiaroli/Tilt
TV Oled de 65 polegadas da Samsung; marca estreia com tecnologia que concorrente usa há anos
Imagem: Guilherme Tagiaroli/Tilt

A Samsung passou os últimos anos aprimorando tecnologias de tela que consistiam em ter uma luz de fundo no painel.

A companhia chegou a ter pontos quânticos (em vez de uma luz forte de fundo, eles consistem em "buraquinhos menores", permitindo um melhor controle da iluminação). O modelo de televisão NeoQled era o mais sofisticado até então.

Enquanto isso, a LG também vendia telas com emissão de luz no fundo (nas tecnologias Led e Qned), por exemplo, mas seus modelos top de linha nos últimos anos foram Oled.

LG Oled Evo 2023 - Divulgação - Divulgação
LG Oled Evo 2023
Imagem: Divulgação

Tendo duas marcas usando tecnologias semelhantes (mais adiante detalharei as diferenças), finalmente o cliente poderá tirar a prova dos nove de quem tem a tecnologia superior.

Cada empresa, por questão tecnológica e de marca, faz uma sopa de letrinhas para definir seus produtos. Pela primeira vez, as duas terão algo em comum entre elas.

Até então, era comum ouvir dizer, por parte da LG, que o contraste das TVs das concorrentes (leia a Samsung) não se comparava, pois era possível notar uma iluminação de fundo em cenas escuras.

A Samsung, por sua vez, costumava argumentar que as cores de suas TVs eram mais vívidas e contavam com um brilho maior.

E isso além de destacar o anti-burn-in, aquele problema que faz com que surjam manchas na tela quando uma imagem é exibida na mesma posição por muito tempo, que é comum em TVs Oleds.

O que os lançamentos prometem

A Samsung Oled 2023 será vendida com resolução 4K com tamanhos de 55 (139,7 cm), 65 (165,1 cm) e 77 polegadas (cerca de 196 cm).

Como diferencial, a empresa diz ter adicionado "tecnologias desenvolvidas nas Neo Qleds", aumentando brilho e representação de cores.

O modelo ainda tem uma taxa de atualização de 144 Hz — quanto maior, mais realistas ficam os gráficos de um jogo compatível com este recurso — e suporte ao Gaming Hub — funcionalidade que permite jogar games online sem precisar ter um Xbox:

A linha LG Oled de 2023 tem desde modelos de 42 polegadas a outros de 77 polegadas.

Um dos destaques, o modelo Evo 2023 G3, tem como principal característica um aumento de brilho de até 70%, graças a uma tecnologia que mapeia e controla todos os pixels o que, segundo a marca, "resulta em imagens mais realísticas e nítidas".

No portfólio, a marca sul-coreana terá também um modelo 8K gigante de 77 polegadas (Oled Z 8K) e ainda uma opção de tela flexível com o Oled Flex 42 polegadas — imagine poder alternar entre uma tela plana para uma dobrável, para dar maior sensação de imersão? É isso que a marca propõe para quem curte jogar.

Não se sabe ainda os preços, no entanto, a LG promete uma interface de TV cheia de opções de personalização, como atalhos para acessar serviços que mais usa, como música, por exemplo. O uso de inteligência artificial para melhorar imagens também está no radar.

A sorte está lançada entre as marcas. Só nos resta saber o preço dos modelos (que não deve ser baixo) e quando eles chegam no mercado nacional.

*O jornalista viajou a convite da Samsung