CES 2023: Tecnologia em TV melhora conteúdo para pessoas com baixa visão
Uma nova tecnologia de ajuste em TV foi lançada para facilitar consumo de conteúdos por pessoas com deficiência visual. A novidade foi apresentada pela Samsung durante a CES 2023, a maior feira de tecnologia de consumo do mundo, realizada em Las Vegas, nos EUA.
Chamado Relumino Mode, o sistema de ajustes aumenta o contraste, o brilho e as cores das imagens — características que costumam dificultar quem tem baixa visão.
A linha que irá oferecer o recurso é a de TVs NeoQled de 2023.
Impressões sobre a tecnologia
Para simular a situação de alguém com problemas na visão, a Samsung, está emprestando na CES 2023 um par de óculos. Tilt pode conferir de perto.
Na prática, ele deixa a visão embaçada para que os visitantes notem a diferença entre uma mesma imagem convencional e outra com os ajustes do Relumino Mode.
Obviamente, o sistema não faz pessoas com pouca visão voltarem a ver. Mas possibilita ter uma visão mais confortável de cenas coloridas com esse "exagero" nas imagens.
Segundo a Samsung, o novo modo vai funcionar inicialmente apenas na TV (digital ou a cabo) ou em conteúdos vistos via porta HDMI — como um filme em Blu-Ray, por exemplo.
Pelo menos por enquanto, vídeos de plataformas de streaming não devem receber esse padrão de ajuste.
Desde 2016, a companhia diz que tem desenvolvido um par de óculos para facilitar a experiência de pessoas com algum tipo de deficiência visual a partir d Relumino Mode. A boa notícia é que parece estar próximo de se tornar realidade: a Samsung diz que deve começar ainda neste ano a produção em massa.
*O jornalista viajou a convite da Samsung
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.