Topo

Satélite da Nasa deve cair na Terra hoje; saiba onde e quando

Em mais de duas décadas de operação, ERBS contribuiu para a proteção da camada de ozônio da Terra - Nasa
Em mais de duas décadas de operação, ERBS contribuiu para a proteção da camada de ozônio da Terra Imagem: Nasa

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo

08/01/2023 12h35

O antigo satélite ERBS (Earth Radiation Budget Satellite), da Nasa, deve cair na Terra na noite deste domingo (8), depois de orbitar nosso planeta por quase 40 anos.

A reentrada está atualmente prevista para as 23h40 (horário de Brasília), mas pode variar algumas horas. Se a previsão não for alterada, ele cairá entre os Estados Unidos e o Canadá.

A Nasa informou que a maior parte do ERBS, de 2.450 kg, será destruída e incinerada conforme adentrar a atmosfera terrestre, devido ao atrito e calor. Alguns pequenos componentes podem resistir, mas não representam perigo.

"O risco de danos a qualquer pessoa na Terra é muito baixo, de aproximadamente 1 em 9.400", garante a agência espacial.

Vista da Terra, a reentrada deve parecer um grande meteoro, bem brilhante e duradouro, enquanto o satélite se despedaça.

O que o ERBS fazia?

Este satélite foi lançado em 1984, a bordo do ônibus espacial Challenger, e operou até 2005, excedendo todas as expectativas (esperava-se que ele funcionasse por apenas alguns anos, mas viveu mais de 20).

Equipado com três instrumentos científicos, ele estudou a camada de ozônio e como ela protege nosso planeta da radiação ultravioleta, absorvida da energia solar.

"Os dados fornecidos pelo ERBS foram fundamentais no processo de tomada de decisão da comunidade internacional durante o Acordo do Protocolo de Montreal, que resultou na quase eliminação dos clorofluorcarbonos (CFCs) nos países industrializados", celebrou a agência espacial.

Mas, há quase 18 anos, o satélite aposentado é apenas mais um lixo espacialmente muitos em órbita, aguardando o momento de cair de volta à Terra e ter seu "enterro".