Longe da praia? Veja 5 soluções tecnológicas para não passar calor
A época mais quente do ano já chegou e é bom ir se preparando, pois a previsão do tempo já mandou avisar que serão três meses de calor intenso.
Passar os dias quentes na praia costuma ser a opção preferida de muitos brasileiros, especialmente os que conseguem tirar uma folga nas primeiras semanas do ano. Mas, para quem não tem essa oportunidade, a tecnologia pode ajudar.
Separamos opções de gadgets que podem aliviar o incômodo do calor e que são práticos para carregar.
E não se esqueça também das dicas de sempre: roupas leves, protetor solar, óculos escuros, evitar a exposição ao Sol nos horários de maior radiação UV e muito líquido para hidratar.
1. Mini ventilador portátil
O mini ventilador portátil pode ser uma ótima opção para se refrescar.
O equipamento funciona com bateria e pode ser carregado por USB. Por causa disso, não precisa ficar constantemente ligado no fio, o que é uma mão na roda na hora de transportá-lo para lá e para cá.
Para completar, ele é compacto (menos de 30 cm), então cabe facilmente em qualquer mesa.
2. Ventilador pescoço
Para quem é muito calorento e precisa sempre de um ventinho, existe a opção do ventilador de pescoço. Sim, é isso mesmo!
Com um suporte que se encaixa no pescoço, ele é interessante para quem gosta de fazer atividades ao ar livre, como caminhar.
Ele pode ser direcionado para qualquer posição do rosto, já que os modelos que existem no mercado prometem rotação 360°.
Esses miniventiladores possuem bateria e são recarregados via USB.
Há algumas lojas que dizem vender também um ar-condicionado de pescoço. A ideia é parecida.
Ele são ventiladores mais sofisticados, com saídas direcionais de ar voltadas para o rosto. Outros, mais caros, possuem pequenos tanques de água para permitir que o aparelho jogue um spray de água fresca em você.
Em geral, é possível ajustar a temperatura do jato de ar.
3. Mini ar-condicionado
Para deixar na mesa de casa ou em um ambiente onde não há ventilador e nem refrigeração, uma dica é recorrer mini ar-condicionado, um aparelho que não vai ligado à tomada.
O equipamento costuma ser leve, pequeno e prático. Ele funciona como um resfriador de ar por meio da combinação de um ventilador interno com um reservatório para gelo ou água gelada, fazendo com que o ar circule mais fresco.
Além de resfriar, ele também umidifica o ambiente.
4. Gelador de latas e garrafas instantâneos
Piscou e o refrigerante ou a cerveja esquentaram? Com as altas temperaturas, os líquidos também perdem a refrigeração com mais facilidade. Mas é possível deixar a bebida geladinha de novo em poucos segundos.
Os resfriadores de bebida funcionam com troca de calor e movimentação, a chamada convecção — ao girar a lata, o líquido começa a ter contato mais uniforme com a superfície gelada (onde são colocados cubos de gelo), acelerando a troca de temperatura.
Não é lá uma grande invenção da humanidade, mas é mais rápido do que apenas largar a lata em uma geladeira. E pode ser levado para qualquer lugar.
5. Copo térmico
A modinha de 2022 foi o uso de copos térmicos — em especial, da marca Stanley. Ele é capaz de manter as bebidas bem geladas por um longo período, sem precisar de gelo.
Isso ocorre, basicamente, pois ele tem um sistema de isolamento térmico a vácuo.
Algumas marcas prometem manter a cerveja gelada por cerca de quatro a seis horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.