Como o protetor solar bloqueia a luz do Sol? Resposta está na ciência
Com o início do verão e a consequente elevação das temperaturas, o protetor solar vira um item essencial para nos proteger da incidência dos raios UV (Ultravioletas) a fim de evitar queimaduras ou até mesmo doenças de pele.
Mas como é que eles nos protegem do Sol? A resposta esta na ciência.
O Sol emite radiações de espectro. As mais comuns são as seguintes:
- IV (infravermelha) - percebida pelo nosso corpo em forma de calor;
- Vi (visível) - como o próprio nome sugere, é visível opticamente por ser composta por fótons sensíveis ao olho humano;
- UV: onda eletromagnética capaz de penetrar na pele e causar danos devido ao seu efeito cumulativo, o que gera queimaduras.
Como o protetor solar age
De acordo com um estudo publicado em 2017 por três pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o protetor solar age contra os raios UV porque converte a radiação em outra forma de energia que não seja prejudicial à pele.
"Os filtros UV empregados em formulações de protetores solares necessitam ser química e fotoquimicamente inertes", segundo os pesquisadores. Em outras palavras, sua composição deve atuar no processo de fotossíntese para tornar os raios solares neutros à nossa pele.
Quanto tempo um protetor dura na pele?
O mesmo estudo da Unesp afirma que a eficácia de um protetor solar é medida em função do Fator de Proteção Solar (FPS). O indicador afere quanto tempo cada pessoa consegue se expor sem risco aos raios UV.
Para isso, é preciso calcular o FPS do produto por 20. De acordo com o estudo, o número faz referência a 20 minutos, período no qual qualquer pessoa desprotegida consegue se expor aos raios UV sem prejuízo à pele.
- O cálculo é o seguinte: FPS X 20 = Tempo de eficácia
Sendo assim, um protetor solar com FPS 15 teria eficácia de 300 minutos, pois é o resultado do cálculo 15 (FPS) x 20 (minutos).
Os pesquisadores alertam, contudo, que para ter efeito correto, uma pessoa adulta precisa aplicar de 30 a 40 gramas do produto nas partes desejadas pelo corpo.
Proteja-se do sol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.