Como testar o robô de conversas ChatGPT? E o que dá para fazer com ele?
Uma das inteligências artificiais mais noticiadas nas últimas semanas é o ChatGPT, sistema que simula conversas humanas. Você pergunta e ele responde.
A sua capacidade de respostas tem gerado discussões sobre os benefícios e os perigos dessa tecnologia. E alguns especialistas em IA têm arriscado dizer que o programa pode acirrar a disputa com ferramentas como o Alexa e o buscador do Google.
Se você tiver curiosidade para testá-lo, saiba que é bem simples. O ChatGPT só exige cadastro prévio para a criação de uma conta no site da OpenAI, empresa que desenvolveu o robô de conversas.
Como criar uma conta no ChatGPT
- Entre na página oficial do ChatGPT
- Clique em sign up para criar a conta
- Forneça um endereço de email e crie uma senha
- Um email será enviado para o endereço informado solicitando a verificação
- Após confirmar, o sistema irá solicitar o seu nome e sobrenome
- Em seguida, informe um número de celular
- Um código de seis dígitos que chegará via SMS deverá ser informado na página
Após essas etapas, o sistema encaminhará você para a página principal do ChatGPT, onde haverá as opções "New Chat", no canto superior esquerdo, e uma barra de busca, na parte inferior da tela.
Do lado esquerdo, há um menu onde você pode mudar o layout para o modo escuro (dark mode), resetar as informações inseridas (reset thread), além de um FAQ com perguntas e respostas sobre o sistema.
OBS: A plataforma pode apresentar instabilidade em alguns momentos. A página principal do ChatGPT traz esse aviso.
O que dá para fazer no ChatGPT?
Tire dúvidas gerais
É possível perguntar sobre qualquer assunto ao robô virtual. As respostas aparecem como se estivéssemos conversando com uma pessoa atrás da tela e sem linka vinculados. Dá, por exemplo, para o sistema explicar o que é uma tela Oled usadas em televisões e celulares.
Um ponto de atenção é que não dá para checar de onde vem a resposta e muito menos se é verídica (ou se foi plagiada). A capa do site tem um aviso sobre isso e alerta que o robô pode emitir algumas "informações erradas e falsas".
O presidente-executivo da OpenIA, Sam Altman, chegou a declarar que "é um erro confiar nele para qualquer coisa importante agora".
Na dúvida, ainda é bom recorrer a outras fontes para confirmar uma informação que o ChatGPT tenha dado.
Dicas de receitas
Uma das atividades mais interessantes de chatbots é dar dicas de receitas culinárias. E o ChatGPT não poderia excluir essa função.
O programa tem receitas de muitos pratos principais, como estrogonofe, além de doces, salgados e sobremesas. Além de compartilhar a lista de ingredientes, o robô também fornece o modo de preparo.
Pegue conselhos
A ferramenta simula diálogos sobre variados assuntos, com respostas para questionamentos e criação de conteúdo próprio.
Os conselhos são um capítulo à parte. O ChatGPT pode ajudar, por exemplo, com dicas para encontrar uma vaga de emprego, resolver um problema pessoal, dicas de presentes e moda, entre outras informações.
Embora as orientações passadas sejam genéricas, quanto mais detalhes você informar ao robô virtual, mais específicas serão as respostas.
A empresa OpenAI, contudo, emite um alerta que o software poderá apresentar "conteúdo enviesado ou ofensivo".
Ajuda com problemas de matemática
Ele é capaz de fazer operações matemáticas simples e outras mais complexas como resolver problemas envolvendo raízes quadradas, potência e fatorial.
Recentemente, o software foi até aprovado em uma prestigiada prova de MBA da Wharton Business School, vinculada à Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
O ChatGPT foi também treinado para admitir erros, contestar premissas incorretas e rejeitar pedidos inapropriados.
Redija textos
Além de conversar, o ChatGPT redige textos a partir de um vasto banco de livros digitais, publicações online, notícias e outras referências.
Também faz resumos, responde a emails, escreve mensagens de aniversário, motivacionais e outras, inclusive personalizadas, e é capaz de fazer um planejamento de tarefas do dia a dia.
Segundo o OpenAI, a ferramenta é capaz de escrever poesias, produzir trabalhos acadêmicos, procuração judicial e até cartas de reconciliação.
Traduza conteúdos
A plataforma está disponível em cerca de 100 idiomas, incluindo o português do Brasil, segundo testes realizados pelo site SEO.ai, o que acaba sendo uma alternativa ao Google Tradutor.
Mas, por estar em fase de testes, a língua com melhor performance é o inglês. Outras traduções podem apresentar falhas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.