Uber decide suspender serviço de transporte de moto em São Paulo
A Uber decidiu suspender o serviço de transporte de passageiros por moto na cidade de São Paulo. A modalidade, conhecida como Uber Moto, foi anunciada na capital no início de janeiro, mas surgiu com questionamentos da prefeitura, que logo informou que não permitiria a atividade.
O anúncio da suspensão veio após reuniões com representantes da prefeitura e da secretaria de Segurança Pública. A empresa informou, por meio de nota, entender que a prefeitura da cidade ainda "necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico que já conta com a participação da Uber".
"Em comum acordo, ainda que amparados em legislação federal que permite o serviço, suspendemos o Uber Moto em São Paulo enquanto continuamos trabalhando diretamente com o executivo municipal à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade", diz a nota enviada ao UOL.
A empresa também explicou que iniciou um projeto-piloto para avaliar a viabilidade do serviço na cidade, e que "em pouco mais de 20 dias de operação, nenhum acidente com o uso da plataforma foi registrado".
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) avaliou que seria "muito difícil" a liberação do serviço na cidade devido à "complexidade" do trânsito. Nunes também citou a fila de pacientes que esperam por cirurgia ortopédica, segundo ele, muitos por problemas causados em acidente de moto.
Dois dias após o anúncio da oferta do serviço, a Prefeitura de São Paulo publicou um decreto suspendendo a modalidade temporariamente. Junto a isso, foi criado um Grupo de Trabalho para discutir sobre a regulamentação municipal do serviço.
"As questões relacionadas a acidente de motos levam a situações gravíssimas, inclusive óbitos. Então, não é possível que a cidade de São Paulo vá poder assistir a uma empresa que é importante para a cidade, sediada aqui, fazer alguma atividade sem que nos apresente qual é o plano, quantas pessoas podem ser transportadas, se tem segurança, se vai ter o capacete", disse o prefeito à época.
O Uber Moto chegou no Brasil em novembro de 2020 na cidade de Aracaju. Atualmente, segundo a empresa, já está disponível em mais de 170 cidades brasileiras, segundo a empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.