Topo

Meteoro causa show de luzes no céu da Europa; veja imagens

Simone Machado

Colaboração para Tilt*, em São José do Rio Preto (SP)

13/02/2023 11h04Atualizada em 13/02/2023 13h29

Um pequeno asteroide, de cerca de um metro, entrou na atmosfera da Terra na madrugada de hoje (13) causando um clarão. O meteoro (efeito luminoso) pôde ser visto no céu de cidades no norte da França, como Paris, no sul da Inglaterra e no País de Gales.

Chamado de SAR2667, o pequeno asteroide foi descoberto pelo astrônomo Krisztián Sárneczky, da Hungria, momentos antes de entrar na atmosfera terrestre.

A descoberta fez com que muitos especialistas ficassem acompanhando sua trajetória e, assim, conseguissem registrar o momento exato da sua entrada na Terra, quando se transformou num meteoro, conhecido popularmente como estrela cadente.

A Agência Espacial Europeia tuitou que o objeto foi detectado e esperava-se que entrasse com segurança na atmosfera da Terra no norte da França entre 3h50 e 4h03 CET — do horário local (2h50-3h03 no no fuso-horário GMT).

O comunicado fez com que os apaixonados por astronomia e entusiastas acompanhassem tudo. Diversos registros foram divulgados nas redes sociais.

Nas imagens é possível ver a pequena "bola de fogo" cruzando o céu, causando um clarão, até se desmanchar por completo.

Segundo os astrônomos, esse tipo de asteroide é comum e eles costumam entrar em segurança na atmosfera terrestre várias vezes ao ano.

No entanto, são raramente identificados antes de o fenômeno acontecer, como foi o caso do SAR2667.

Esta foi a 7ª vez que um asteroide foi descoberto antes de impactar a Terra.

*Com informações EarthSky