Vai chover no Carnaval? O que é a chance de chuva na previsão do tempo?
Com a expectativa de um Carnaval chuvoso, muitos brasileiros buscam a previsão do tempo para se preparar para a folia — mas nem todos sabem como interpretá-la. Diferente do que tem se espalhado na internet, a chance de chuva não indica a parcela do território que irá se molhar, mas sim a probabilidade de que ocorra uma precipitação naquele local por um certo período de tempo.
Por exemplo, se a previsão aponta uma porcentagem de chuva de 90% em Salvador na terça-feira de Carnaval (21), quer dizer que há 90% de chance de chover na cidade nesse dia —assim como 10% de que isso não aconteça.
Como o cálculo é feito?
No geral, a probabilidade de precipitação é resultado da combinação da área que deve receber a chuva, se ela ocorrer, com o grau de confiança dessa informação.
Então, se os meteorologistas têm 100% de certeza que irá chover em um terço do território de uma cidade, porém, aquela é a única parte que receberá chuva, então a previsão indicaria uma chance de 30% para toda aquela área.
Mas, se ele tiver apenas 50% de certeza que a precipitação irá ocorrer, e espera que, se acontecer, ela irá cair em cerca de 80% da área, a chance de chuva é de 40%.
A previsão é uma probabilidade determinística —ou seja, que é definida pelas condições sob as quais o procedimento é feito— e cada órgão pode usar diferentes modelos para chegar nos resultados, principalmente na definição do grau de confiança. Por isso, é comum que a porcentagem também mude conforme a plataforma consultada.
A previsão pode errar?
Sim. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em análises que consideram um intervalo de 24 horas, a previsão do tempo pode chegar a uma precisão de 90% —ou seja, 10% de chance de errar. Quanto maior o período de tempo, menor a exatidão.
Prever chuvas costuma ser ainda mais complicado. Ainda que existam modelos bastante precisos, os erros ocorrem com mais frequência do que na previsão da temperatura. Isso acontece porque o processo de formação das chuvas é mais complexo e pode ser mais variável.
Assim, modelos de maior escala, como os que calculam a previsão a cada 10km ou mais, costumam ser menos assertivos.
E a quantidade de chuva, tem como prever?
Isso quem indica é o índice pluviométrico. Basicamente, ele aponta a quantidade de chuva por metro quadrado que irá cair em determinado local e período de tempo.
Por exemplo, se a previsão diz que vai chover 2 milímetros, significa que em uma área de 1 metro quadrado, a lâmina de água que a chuva irá formar deve apresentar essa altura. Vale ressaltar que o valor só faz sentido se estiver acompanhado de um intervalo de tempo. Dizer que vai chover 20 milímetros em 24 horas é bem diferente do que em 1 hora.
Mas, de acordo com o professor e chefe da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Inpe, Luiz Augusto Moreira Machado, a maioria dos modelos ainda falha no cálculo do índice pluviométrico, apesar de conseguir prever bem a ocorrência de precipitações.
Por via das dúvidas, é melhor sair de casa com um guarda-chuva na bolsa.
Fontes: Luiz Augusto Moreira Machado, professor e chefe da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Inpe
José Carlos Figueiredo, Meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.